Indústria e Comércio

Publicado em: 04/06/2014 11:13

Da sala para a Indústria

Da sala para a Indústria Da sala para a Indústria

A aula de Geografia sobre industrialização, da turma do 4º ano da Escola Municipal Mário de Menezes, levou os alunos a vivenciarem uma manhã diferente, nesta quinta-feira (03). A aula foi realizada no Condomínio Empresarial de Ibiporã e contou com a presença do secretário de Indústria e Comércio, Thiago Eik, que apresentou o empreendimento idealizado pelo prefeito José Maria, além de responder todas as dúvidas dos alunos sobre o condomínio.

"Estávamos trabalhando em sala de aula sobre a industrialização no município. Muitos alunos compartilharam que os pais, ou então um tio, um conhecido trabalham em indústrias, mas que eles não conheciam e tinham curiosidade de entender como é", explicou a professora de Geografia, Marly Gomes dos Santos Rodrigues. "A diretora da escola entrou em contato com o secretário para nos fornecer mais dados sobre o setor na cidade, e então ele nos convidou para visitar o condomínio e conhecer o processo industrial de uma das empresas", acrescentou.

Segundo Thiago Eik, apresentar o Condomínio  Empresarial expande o horizonte dos alunos e pode fomentar futuramente o espírito empreendedor. "Mostramos aos alunos como um sonho dos empresários e do Prefeito José Maria pode mudar para melhor a realidade  da vida de muitas pessoas e que isso, com muito trabalho, e dedicação, também pode acontecer na vida deles", explicou o secretário.

Os estudantes acompanharam de perto o processo de fabricação de salgadinhos de batata frita de uma indústria instalada no condomínio. Quem apresentou a indústria para os alunos foi Rogério Chinese, proprietário da empresa, que os recebeu logo na entrada. As crianças conheceram como é feito o recebimento das batatas, a lavagem do alimento, a maneira como é cortada e frita, até sair finalizada, dentro da embalagem. "Nossa! Como é grande tudo isso. Não imaginava que fosse assim", comentou encantada uma das alunas, Isadora.

Segundo a professora Marly, demonstrar o assunto apenas em sala de aula limita as possibilidades de conhecimento sobre o assunto. "Eles estão numa fase de descobertas, são curiosos e querem saber mais a fundo. Achei esse convite muito interessante e a experiência foi muito válida para as crianças, pois ampliou o conhecimento delas nessa área. É importante que os alunos conheçam as indústrias de Ibiporã, pois muitas delas irão empregá-los futuramente", expôs ela.

No final, todos que acompanharam a visita ganharam de Chinese um pacote das batatas. "Eu gostei muito desse dia, foi muito legal, superou as minhas expectativas. Eu quero ser jogador de futebol, mas se eu não conseguir quero trabalhar em uma indústria de batatinha", revelou Hudson. "Dá para comer, né?"', acrescentou o aluno aos risos.

A diretora da escola Patrícia Alves Maciel, a coordenadora Ellen Mirian Tini, e a professora Josimara Amancio, também acompanharam as crianças ao passeio.