Publicado em: 06/06/2014 10:08

Exibição de filme e caminhada pelo Horto marcam Semana do Meio Ambiente

Exibição de filme e caminhada pelo Horto marcam Semana do Meio Ambiente Exibição de filme e caminhada pelo Horto marcam Semana do Meio Ambiente

Uma programação especial marcou a Semana do Meio Ambiente em Ibiporã, promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Na terça-feira (03) foi exibido o premiado filme "Lixo Extraordinário" para alunos da rede estadual e municipal de ensino e comunidade em geral, como o Programa Mulher Atual e o Movimento "Zona Rural não é lixão".

Logo após, houve uma mesa redonda dentro do enfoque socioambiental apresentado pelo filme (consumo, papel do catador de reciclável, descarte de resíduos sólidos), com a participação do prefeito José Maria Ferreira, do Diretor de Meio Ambiente, Diógenes Magri, do chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Raimundo Maia Campos, e da Gerente de Comunicação da Master Ambiental, Laila Manechino.

Na abertura, o prefeito José Maria Ferreira ressaltou a importância do papel das futuras gerações para com o meio ambiente. "Este é um momento para refletirmos e discutirmos as nossas responsabilidades diante do planeta. Desastres ambientais ocorrem cada vez com mais frequência e a natureza está pedindo para ser cuidada. Os recursos naturais são finitos e todos temos que contribuir para construção de um mundo sustentável", salientou.

Na quinta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, alunos dos quarto e quinto anos das Escolas Municipais Mário de Menezes, Pref. Alberto Spiaci (Caic), Rotary Club, Maria Inês Rodrigues de Mello, Carlos Augusto Guimarães, secretários municipais, servidores e representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), Grupo Mulher Atual e AN ambiental participaram de uma caminhada ecológica no Horto Florestal de Ibiporã, parque de 770 mil m2 de área verde, com várias espécies nativas, situado às margens da BR 369.

Magri convidou a todos para fazer uma caminhada contemplativa, observando as diferentes espécies existentes no local. Ele também apresentou os números do programa "Coleta Óleo de Fritura", realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibiporã e a AN Ambiental. "Há um ano firmamos a parceria, permitindo que a população dê uma destinação correta ao óleo de cozinha através de ecopontos instalados em diversos pontos da cidade. Em 2013, 47.730 litros de óleo foram coletados na cidade, uma média de 3.977 litros mês. Este ano, até o final de maio, foram 26.534 litros", apresentou.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Tomás Falkowski, pediu que cada um pensasse em uma proposta para melhorar o ambiente em que vive. "O meio ambiente somos nós quem fazemos. Portanto, cobrem dos pais, irmãos,  colegas atitudes ambientalmente corretas para que vocês possam desfrutar de um futuro melhor", orientou. "Educação e meio ambiente não podem se desvincular. Aprendam a se sensibilizar com a natureza, entender a particularidade e importância de cada planta. Convidem os pais para conhecer este espaço tão bonito de nossa cidade", acrescentou a secretária de Educação, Margareth Coloniezi.

Durante a caminhada, os participantes puderam apreciar as diferentes espécies existentes no horto, tais como peroba, pau-brasil, pau- d´alho e figueira, árvore símbolo de Ibiporã. Muitos alunos aproveitaram para registrar o passeio com suas câmeras fotográficas e celulares. "É bom sair da sala de aula de vez em quando. Estou adorando o passeio e a possibilidade de conhecer um espaço tão bonito", disse a estudante Tamires Dias.

O objetivo da Semana do Ambiente é promover atividades que contribuam para a compreensão da diversidade e complexidade das questões ambientais, capacitando as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável.

A Semana do Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura Municipal de Ibiporã, com apoio do Samae, AN ambiental, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Grupo Mulher Atual.