Publicado em: 10/06/2014 10:20

“Medicalização na Escola” é discutida em palestra

“Medicalização na Escola” é discutida em palestra “Medicalização na Escola” é discutida em palestra

A administração municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar, realizou na manhã desta segunda-feira (09), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), palestra sobre “Medicalização na Escola”, ministrada pela professora da UEL e pós-graduada em Gestão de Políticas Sociais para Crianças e Adolescentes, Eliana Santos, no Centro de Convivência dos Idosos (CCI).

O objetivo do encontro foi provocar uma reflexão em relação ao tema proposto e abrir espaço para uma discussão de avaliação dos conceitos que precisam ser construídos e desconstruídos para efetivar o uso racional de medicamentos.

“A discussão, realmente, foi muito relevante. Conseguimos nos apropriar de reflexões importantes acerca de nossa realidade. A palestra apresentada pode ser contextualizada, compreendendo esse fenômeno atual e permitiu ter outra visão, agora com o desafio de buscar estratégias para enfrentá-lo”, pontuou a Secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins.

Diversas instituições e entidades que trabalham com crianças e adolescentes participaram do evento, entre elas: escolas municipais e estaduais, Centros de Educação Infantil (CMEIs), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Escola de Formação e Cidadania, Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Unidades Básicas de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Núcleo de Defesa Social (Nudes).

De acordo com a Secretária de Assistência Social, os representantes das escolas solicitaram outra reunião referente ao assunto, ampliando as discussões para outros temas que permeiam a contemporaneidade vivenciada nas escolas.