Publicado em: 13/06/2014 09:51

Proerd forma mais 400 alunos em Ibiporã

Proerd forma mais 400 alunos em Ibiporã Proerd forma mais 400 alunos em Ibiporã

"Luz, Câmera, Acão!" Em clima de Copa, 400 alunos do 5° ano de escolas municipais de Ibiporã participaram nesta quarta-feira (11), no Cine Teatro Pe. José Zanelli, da 14ª solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Sob a coordenação da educadora social - sargento Edimara Sacoman Coelho, foi trabalhado de forma lúdica, durante 10 semanas, a conscientização e prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas com tomada de decisões. Bullying, educação no trânsito, inclusão social e o trabalho da Polícia Militar também foram abordados durante as aulas.

Participaram da solenidade o prefeito José Maria Ferreira, a vice Sandra Moya, a presidente da Câmara de Vereadores, Mari de Sá, a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, o secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra, representantes da Câmara de Vereadores de Londrina, Sindiserv e autoridades policiais.

A formatura foi aberta com a apresentação de um trecho do musical "Coração do Café", encenada por atores e bailarinos da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI), e encerrada com uma apresentação dos alunos da Escola Rotary Club com o tema "Gol do Proerd", em alusão à Copa do Mundo e ao programa.

A cerimônia foi marcada pela execução do Hino Nacional, apresentação da "Canção Proerd", juramento "livre das drogas", entrega de certificados e premiação dos alunos vencedores do concurso de redação: Giovana da Silva, da Escola Municipal Aldivina Moreira de Paula, Rodrigo Amaro dos Santos, da Escola Mun. Ivanildes Gonçalves Nalim, e Cindy Brito Martinez, da Escola Mun. Pref. Alberto Spiaci (Caic).

José Maria agradeceu o empenho da PM, especialmente a dedicação da sargento Edimara, que há 14 anos tem conscientizado crianças e adolescentes sobre os malefícios das drogas. "Hoje temos muitos adolescentes e jovens livres das drogas graças a esse programa, que ensina o respeito à família, à escola e inclusive ao patrimônio público. Vejo muitos pais e mães aqui neste importante momento para os filhos de Ibiporã. É fundamentral a presença de vocês aqui, pois não é apenas função da escola e da polícia alertar sobre o problema", ressaltou o prefeito.

O coordenador da Patrulha Escolar no Norte e Vale do Ivai, capitão Walter João Marques, enfatizou a grandiosidade e sucesso do programa, que surgiu em Los Angeles (EUA), em 1982, chegou ao Brasil em 1992 e no Paraná começou no ano 2000, por iniciativa da Polícia Militar, estando hoje presente em 227 municípios e tendo alcançado cerca de 1 milhão e meio de alunos. Em Ibiporã são cerca de 10 mil alunos diplomados desde o ano 2000. "O Proerd é um programa educativo, preventivo e estratégico, porque é ministrado em momento importante na formação dos alunos. Além de auxiliá-los a resistir às pressões, eles se transformam em multiplicadores destes ensinamentos para os amigos e familiares. Outra conquista do programa é a mudança de visão que os alunos têm dos policiais, que passam a vê-los como amigos e alguém que irá protegê-los", pontuou capitão Walter.

De acordo com o currículo do programa, as aulas permitem que o aluno compreenda os efeitos das drogas no organismo, as consequências de seu uso, as diferentes maneiras de resistir às pressões e a toda e qualquer forma de violência. "Trabalhamos com realidades muito difíceis, e o mais gratificante ao longo destes anos é constatar a redução dos problemas referentes às drogas, violência e disciplina nas escolas. Quero reiterar os meus agradecimentos à Administração Municipal e às empresas patrocinadoras, que têm colaborado com o êxito do programa ao longo dos anos", destacou a coordenadora do Proerd.