APMIF

 

Publicado em: 16/06/2014 16:07

Escola de Formação e Cidadania apresenta projeto sobre Copa do Mundo


Whatsapp

 

Escola de Formação e Cidadania apresenta projeto sobre Copa do Mundo Escola de Formação e Cidadania apresenta projeto sobre Copa do Mundo

 

A Escola de Formação e Cidadania (Esforci), da  Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã (APMIF), realiza nesta quarta-feira (18), no Cine Teatro Padre José Zanelli, o encerramento do "Projeto Copa Brasil 2014". Haverá uma mostra de cartazes e banners com informações sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo, apresentações de canto e dança com as músicas oficiais do Mundial e exibição de vídeo sobre os símbolos da competição que ocorre no Brasil até 13 de julho.

 

A realização de eventos que pontuem as principais datas comemorativas do ano foi um dos pedidos feitos pela presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, e em razão disso a Esforci decidiu promover a mostra. Mais de 200 alunos, de seis a 14 anos, dos módulos I, II e III e profissionalizante das quatro escolas de formação (Centro, Vila Esperança, Taquara do Reino e Jardim San Rafael) participaram do projeto, idealizado pelas educadoras sociais Cacilda Tejo da Silva e Karina Eraly Ivancheczen. "De forma lúdica e prazerosa, podemos difundir conhecimentos históricos, geográficos, culturais e esportivos relacionados ao tema, além de cultivar valores como patriotismo, espírito esportivo, respeito ao próximo, cidadania", explica Cacilda. Em 2010, quando a África do Sul sediou o Mundial, os alunos participaram do "Projeto África", estudando os vários traços das culturas africanas por meio de manifestações, como a música, a capoeira, a dança, o artesanato, a culinária e desfiles de roupas próprias de cada nação.

 

O projeto também envolveu a confecção da bandeira nacional e réplicas da "Brazuca", a bola oficial da Copa, em garrafas pet. A decoração enfeita a rotatória da Avenida Paraná, a principal de Ibiporã, até o fim do Mundial. Desde 2009 alunos e professores da Esforci participam da confecção de enfeites com material reciclável para embelezar a cidade em datas comemorativas, tais como Páscoa, Natal e Primavera. Segundo Eliana, além da preocupação em embelezar a cidade, o projeto desenvolve o senso de responsabilidade dos alunos envolvidos na confecção dos enfeites e a conscientização ecológica. "É um esforço de boa parte da população para recolher as garrafas pet das ruas e reaproveitá-las para a montagem da decoração. Além de deixar a cidade mais bonita o meio ambiente agradece", ressalta a presidente de honra da APMIF.

 

Comitivas de cidades paranaenses e de outros estados têm visitado Ibiporã para conhecer o projeto social, que trabalha a questão da sustentabilidade e serve como atrativo turístico e comercial.

 

 

Serviço:

 

Encerramento do "Projeto Copa Brasil 2014"

 

Quando: quarta-feira (18)

 

Onde: Cine Teatro Padre José Zanelli

 

Horário: 9h15 (manhã) e 13h30 (tarde)

 

 

 

 


Imagens