Publicado em: 30/06/2014 11:46

Secretaria de Saúde participa de atualização sobre Mãe Paranaense

Secretaria de Saúde participa de atualização sobre Mãe Paranaense Secretaria de Saúde participa de atualização sobre Mãe Paranaense

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve em Londrina nesta quarta (25) e quinta-feira (26) para participar de um encontro de atualização da Rede Mãe Paranaense de 2014, programa do governo estadual que propõe a organização da atenção materno-infantil nas ações do pré-natal e puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida.

O último de uma série de encontros macrorregionais reuniu cerca de 500 profissionais de saúde de Londrina e região para a reciclagem profissional. Segundo a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto, foram repassadas orientações para o aprofundamento do estudo epidemiológico sobre as causas da mortalidade materno-infantil.

O secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, ressaltou a importância da adesão dos municípios à proposta do programa Mãe Paranaense e a disponibilidade dos gestores em participar dos cursos com suas equipes. "Não é possível construirmos uma rede sozinhos. É necessária a participação de todas as pontas dos serviços, como unidades de saúde, consórcios e hospitais, todos unidos para podermos alcançar o objetivo maior, que é salvar vidas", disse o secretário.

De acordo com Neto, nos últimos quatro anos, os índices de mortalidade materna e infantil caíram 40% e 10%, respectivamente, no Paraná. Na última metade desse período, o programa Mãe Paranaense organizou atendimentos a gestantes e mães com filhos de até 1 ano para reduzir o índice.

Na oportunidade, o secretário anunciou que todos os hospitais credenciados à Rede Mãe Paranaense receberão os oxímetros de pulso, para a realização do teste do coraçãozinho, a partir do segundo semestre de 2014. O Governo do Estado investiu R$ 153 mil na compra dos aparelhos e vai capacitar as equipes dos consórcios e hospitais para a realização do teste.

Em Ibiporã, o Hospital Cristo Rei está credenciado à Rede Mãe Paranaense para atender gestantes de risco habitual e risco intermediário, realizando os partos de mais cinco municípios da região (Assaí, Jataizinho, Sertanópolis, Primeiro de Maio e Alvorada do Sul).

Segundo Leilaine, a equipe também foi convidada a expor o resultado da tutoria realizada com profissionais da Secretaria Estadual de Saúde visando a melhoria do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. O trabalho começou em fevereiro, na UBS do Jardim San Rafael e no Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin e começa a ser desenvolvido nas demais unidades do município. O objetivo da tutoria é estabelecer um plano de ação de padronização dos processos de trabalho para as unidades de saúde, a fim de garantir qualidade e resolutibilidade na Atenção Primária à Saúde