APMIF

Publicado em: 01/07/2014 12:33

Alunos da Esforci entregam doações ao Hospital do Câncer de Londrina

Alunos da Esforci entregam doações ao Hospital do Câncer de Londrina Alunos da Esforci entregam doações ao Hospital do Câncer de Londrina

A tarde de segunda-feira (30) foi especial para um grupo de 36 alunos do módulo de Educação Profissionalizante da Escola de Formação e Cidadania (Esforci) da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã (APMIF). Acompanhados das educadoras sociais e da presidente de honra da entidade, Eliana Eik Borges Ferreira, os adolescentes aprendizes foram até o Hospital do Câncer de Londrina (HCL) para entregar o material arrecadado durante uma gincana solidária realizada no mês de maio.

Foram doados 3098 rolos de papel higiênico e 1300 caixas de gelatina. As turmas dividiram-se em pequenos grupos e arrecadaram os produtos de casa em casa, no comércio e também fizeram doações próprias. A gincana foi idealizada pela presidente de honra da APMIF e os profissionais da escola ajudaram na viabilização do projeto. "Sabemos que o HCL é uma instituição séria e tem realizado um excelente trabalho para aliviar a dor e o sofrimento de pacientes com câncer. Por este motivo, nós da escola pensamos em algo que seria realmente útil e chegamos a estes produtos. Na Esforci incentivamos muito a construção de valores e cidadania. Fazer a gincana educativa e social estimulou mais os alunos, de forma prática, a promover a solidariedade e o trabalho em equipe", pontuou Eliana.

O grupo foi recebido pela assessora de eventos e captação de recursos, Valéria Canônico, que fez questão de mostrar as dependências do hospital aos visitantes. Seis educandos foram sorteados para conhecer a Ala Infantil do HCL. Eles aproveitaram para distribuir lembranças confeccionadas pelas educadoras da Esforci às crianças internadas, que emocionadas agradeceram a visita. "Em nome da direção do HCL quero parabenizá-los pela nobre iniciativa. O Hospital do Câncer realiza, em média, 1,2 mil atendimentos por dia. São 15,6 mil pacientes em tratamento oncológico, 95% deles pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essas pessoas são encaminhadas de oito regionais de saúde, abrangendo mais de 200 municípios, inclusive de outros Estados. A manutenção do atendimento e as melhorias físicas só são possíveis com as doações, tanto de pessoas físicas, quanto jurídicas", pontuou Valéria.

Segundo a educadora Adrielly Borsato, esta foi a primeira gincana solidária do Módulo Profissionalizante. "Foi muito bacana vê-los se empenhando e competindo entre si para ajudar o próximo. Eles já estão se organizando para realizar campanhas para outras entidades. A participação deles na Campanha do Agasalho 2014 também foi muito positiva", revelou Adrielly.

O aluno Leonardo Augusto Cardoso ficou feliz em participar da iniciativa e conhecer uma entidade que possui um trabalhado reconhecimento no atendimento a pacientes com câncer. "Espero que esta seja a primeira de muitas gincanas solidárias pelas quais vamos nos mobilizar. Reclamamos de muita coisa em nosso dia a dia, e só quando visitamos um lugar como este é que vemos o quanto vale a vida. Estas crianças tinham tudo para estar tristes, mas não se deixam abater", comentou.