Publicado em: 23/07/2014 16:09

Profissionais de Saúde iniciam capacitação para atender usuários de drogas

Profissionais de Saúde iniciam capacitação para atender usuários de drogas Profissionais de Saúde iniciam capacitação para atender usuários de drogas

Quarenta profissionais, entre Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos de Enfermagem do município de Ibiporã, que atuam na Estratégia Saúde da Família iniciaram nesta quarta-feira (23), no auditório do Samae, um curso de Formação em Saúde Mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas. A capacitação é ofertada pelo Ministério da Saúde, dentro do programa "Caminhos do Cuidado", realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, o Grupo Hospitalar Conceição e a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS).

Esta ação se insere no eixo do Cuidado do plano integrado de combate às drogas 'Crack, é Possível Vencer', sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil."

A abertura contou com a presença do prefeito José Maria Ferrira, o diretor de Saúde Ilto de Souza, a enfermeira especializada em Saúde Mental, Carolina Santana Siqueira e as instrutoras Ana Paula Ribeiro, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Adulto (Caps AD) e Cíntia, psicóloga da Penitenciária Estadual de Londrina. "O objetivo de atender este público de profissionais é capacitá-los para receber informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde", explica Carolina.

Neste primeiro dia de formação os alunos fizeram uma atividade de conhecimento do território e receberam uma bolsa, camiseta do projeto, caneta, livreto de bolso e caderno do aluno. As aulas serão realizadas todas as quartas-feiras, até o dia 20 de agosto, na Escola Municipal Prof. Carlos Augusto Guimarães. Os profissionais receberão lanche e almoço no local do curso, sendo este fornecido pela equipe do projeto.