Publicado em: 13/11/2014 16:41

Junta Comercial do Paraná inaugura unidade em Ibiporã

Junta Comercial do Paraná inaugura unidade em Ibiporã Junta Comercial do Paraná inaugura unidade em Ibiporã

Com o objetivo de facilitar o acesso dos empresários aos processos de abertura, alteração e baixa de empresas, a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) inaugura uma nova unidade no interior do Estado, no município de Ibiporã. O novo escritório é o 21ª ponto de atendimento inaugurado na atual gestão, que teve início em 2011, somando atualmente 61 agências presentes em todas as regiões do Paraná. A unidade oferecerá serviços como alteração de dados e nomes empresariais, emissão de certidões e abertura de filiais.

De acordo com o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, colocar um escritório da entidade na região visa a simplificação e a desburocratização no processo de registro empresarial, facilitando o trabalho de empresários e contadores. "A presença de um escritório da Junta Comercial no município representa um ganho de tempo na hora de abrir um negócio, por exemplo, pois não há a necessidade de profissionais como os contadores e até mesmo o próprio empresário se deslocarem para outras cidades para dar entrada no registro de sua empresa", ressalta.

A nova unidade da Jucepar é resultado de uma parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (ACEIBI), a Prefeitura e a Junta Comercial do Paraná. O espaço, localizado junto a ACEBI, atenderá, além do município, outras cidades da região norte do Estado. "Essa proximidade com o empresariado contribui com o desenvolvimento econômico destes municípios e do Estado, de um modo geral", afirma Akel.

O processo de criação de uma nova unidade da Junta Comercial leva em torno de seis meses, a partir da solicitação da entidade parceira. Nestes convênios, a Jucepar oferece apoio técnico e administrativo permanente, fornece materiais de segurança para a execução dos serviços de registro do comércio, mantém os sistemas de comunicação de dados e realiza o treinamento dos servidores e colaboradores. As entidades empresariais participam da parceria oferecendo local apropriado para a instalação da agência e os servidores necessários para o atendimento. Já a prefeitura - ou outro órgão da esfera municipal, estadual ou federal - cede os servidores públicos que atuarão como Relatores de Processos nas unidades regionais, responsáveis pela análise dos processos das empresas no órgão.