Publicado em: 11/12/2014 16:54

Adiada inauguração do CMEI Proinfância II

Adiada inauguração do CMEI Proinfância II Adiada inauguração do CMEI Proinfância II

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, informa que a entrega do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Maria Cristina Alves Pereira Wosny, o Proinfância II, no Jardim Pedro Morelli, que seria realizada no próximo sábado (13), foi adiada para janeiro de 2015.

Segundo a Administração Municipal, o CMEI está pronto, mas não pode ser oficialmente inaugurada porque as ruas que dão acesso ao Proinfância II não foram pavimentadas. Os acessos não foram concluídos devido a grande quantidade de obras que estão sendo inauguradas neste final de ano, aproveitando as comemorações pelos 67 anos de emancipação política de Ibiporã, exigindo o deslocamento de pessoal e equipamentos, e as fortes chuvas que caíram nos últimos dias.

De acordo com a Secretaria de Educação, o adiamento da inauguração não prejudicará o calendário escolar visto que o ano letivo na rede municipal de ensino iniciará em 9 de fevereiro.

Com investimentos de R$1,6 milhão, o novo CMEI foi construído com recursos do Município e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), do Ministério da Educação (MEC).

Construído pela Icopan LTDA, de Londrina, o CMEI possui área de 1.118,48 m², e disponibilizará, inicialmente, 170 vagas para atender as famílias dos Conjuntos Azaléia, José Richa I e II, Pedro Morelli, Kaluana, Afonso Sarábia, Agenor Barduco, Jamil Sacca e Said Mustapha Issa. As escolas de educação infantil são destinadas a crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses.

O Projeto Padrão Tipo B desenvolvido para o Programa Proinfância contempla nove ambientes: administração, salas multiuso, creche III/pré-escola, pátio coberto, refeitório, anfiteatro, creche I e II e ala de serviço, além do estacionamento.

As escolas construídas ou reformadas no âmbito do programa devem priorizar a acessibilidade, fazendo as adequações necessárias a fim de permitir seu uso por portadores de necessidades especiais, criando e sinalizando rotas acessíveis, ligando os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação (salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, secretaria etc.).

Ibiporã já conta com uma creche Proinfância. Trata-se do CMEI Padre Cláudio Romano, entregue em abril de 2012. Com investimentos de R$1,3 milhão o CMEI atende 230 crianças (0 a 5 anos).