Tecnologia da Informação

 

Publicado em: 17/12/2014 08:58

Entrega da rede fibra óptica de Ibiporã é nesta quinta-feira (18)


Whatsapp

 

Entrega da rede fibra óptica de Ibiporã é nesta quinta-feira (18) Entrega da rede fibra óptica de Ibiporã é nesta quinta-feira (18)

 

 

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (TI), realiza nesta quinta-feira (18) a entrega oficial da rede de fibra óptica, construída através do projeto piloto "Cidades Digitais" do Ministério das Comunicações. O evento contará com as presenças da secretária de Inclusão Digital, Lygia Pupatto, e do diretor do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital, Américo Tristão Bernardes.

 

Já está em andamento a transferência de posse da operacionalização da rede de fibra óptica do Ministério das Comunicações para o município de Ibiporã. Durante seis meses a Petcom Eletrônica e Comunicações, de São Paulo, empresa contratada pelo governo federal para instalação do sistema em todo o Sul do Brasil, fará uma operação assistida e transferência de conhecimento.

 

Ibiporã foi a primeira cidade do estado a operar o programa piloto "Cidades Digitais", do Ministério das Comunicações. O município foi selecionado em 2012 juntamente com outras 80 cidades brasileiras (oito paranaenses - Assis Chateaubriand, Bandeirantes, Ibiporã, Palmas, Quatro Barras, Santa Cecília do Pavão, São Miguel do Iguaçu, Toledo) para a primeira fase do programa federal cujo objetivo é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.

 

Em 2013, o "Cidades Digitais" foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, selecionando 262 municípios, dos quais nove paranaenses (Ibaiti, Imbituva, Jacarezinho, Jaguariaíva, Pinhão, Piraí do Sul, Reserva, Santo Antônio da Platina, São Mateus do Sul) com população de até 50 mil habitantes. Com investimentos que superam R$200 milhões, a meta é atender 6,2 milhões de pessoas por banda larga com o "Cidades Digitais". No Estado, os municípios de Assis Chateaubriand, Ibiporã e Toledo já estão com a rede de fibra óptica instalada. Nas outras cidades o  Ministério das Comunicações já emitiu a ordem de serviço.

 

Sustentado nos pilares infraestrutura, capacitação e inclusão digital, o projeto recebeu do governo federal R$ 393 mil para instalação da cidade digital, que conta com nove pontos de conexão em órgãos públicos em uma extensão de 10 quilômetros - para aprimorar a gestão e os serviços, além de dois locais onde a população pode acessar a internet de forma gratuita. "Ibiporã foi o primeiro município do Paraná a concluir a implantação do anel de fibra ótica, que interliga todas as secretarias municipais a prédios que alojam serviços importantes para a administração municipal, tais como Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Samae e Escola Municipal Alice Roma", explica o secretário de TI, Junior Aliano. O programa viabiliza também a instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico e aplicativos nas áreas de saúde, educação e gestão financeira e tributária - além de pontos gratuitos de acesso à internet para a população.

 

De acordo com Aliano, a rede de fibra ótica possui uma vida útil de pelo menos 20 anos, e proporcionará uma conexão de alto desempenho entre os prédios públicos, redução dos custos de manutenção e ampliação do sistema de gestão. O município também está ampliando o sistema de gestão da saúde, implantando o prontuário eletrônico, juntamente com a melhoria da estrutura física, reformando e ampliando cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e desenvolve ainda projetos de ampliação da rede de monitoramento urbano e dos prédios públicos. "Já começamos a pensar num segundo passo de desenvolvimento de ações dentro deste conceito de "cidade inteligente". Aí vai para o trânsito, educação, iluminação pública, mobilidade urbana. Todas estas questões fazem com que possamos aproveitar mais da cidade digital, fazendo dela um instrumento operativo da gestão pública", adianta o prefeito José Maria Ferreira.

 

Cerca de 80% da área urbana é coberta pelo sinal de internet gratuita, além de cinco telecentros em operação e disponíveis para a comunidade (Indústria do Conhecimento, Biblioteca Cidadã, Biblioteca Central, Museu Histórico e de Artes de Ibiporã e CQP). "A internet passou a ser um dos instrumentos de vasta abrangência na construção da informação; hoje ela é extremamente importante e auxilia a população no quesito informação, inclusão digital e social", afirma o prefeito.

 

A qualidade e pioneirismo do programa de cidade digital de Ibiporã têm chamado a atenção de outros municípios que também foram selecionados para o projeto piloto do governo federal. "Autoridades destas cidades vêm conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido em Ibiporã. Desde 2009 a Administração Municipal investe em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para modernizar os serviços públicos e promover a inclusão digital da população", ressalta a vice-prefeita, Sandra Moya.

 

No final de novembro, o prefeito José Maria, juntamente com os gestores municipais de Guaratuba e Santana do Itararé, recebeu certificado de "Prefeito Inovador/2014", durante o 2º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, realizado em Foz do Iguaçu, em reconhecimento ao seu trabalho de estímulo à inclusão digital e à implantação de política pública municipal de cidade digital, visando o desenvolvimento econômico e social, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação. O secretário de T.I apresentou o case de sucesso "Ibiporã Cidade Digital" aos participantes.

Ao visitar Ibiporã para acompanhar o andamento do programa, em agosto do ano passado, a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, elogiou a qualidade do "Ibiporã Cidade Digital". "Nutro um carinho especial pela cidade, porque há vontade da administração e técnicos capacitados para o desenvolvimento de políticas de inclusão digital", ressaltou Lygia.

 

 

Capacitação

Na mesma ocasião, em parceria com a Secretaria de Educação, será realizada a formatura dos professores participantes da terceira etapa da "formação em tecnologia para educação", do Programa "Viver Digital", realizada ao longo de 2014. Este projeto, desenvolvido desde 2010, na rede municipal de ensino, tem o objetivo de promover o uso da tecnologia na educação, fazendo com que os alunos fiquem mais motivados durante as aulas, favorecendo um maior envolvimento dos educadores e aproveitamento dos estudantes.

O projeto é realizado pela Administração Municipal, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de TI, e executado pela empresa MStech, idealizadora e responsável pelo desenvolvimento do Viver Digital.

Ibiporã também é pioneira na área de Educação Digital. Há quatro anos o município instalou lousas digitais nas salas de aula, as primeiras do estado a serem utilizadas na rede municipal de ensino. As lousas funcionam como um computador, fornecendo som, imagem e vários outros recursos de aprendizagem, como jogos e filmes. Atualmente, 73 das 110 salas de Ensino Fundamental possuem o equipamento.

 

Também será realizada a formatura de duas turmas do curso de operador de computador, executado pelo Senac, com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

 

Serviço

 

Entrega da rede de fibra ótica e formaturas dos professores concluintes da "formação em tecnologia para educação", do Programa "Viver Digital" e do curso de Operador de Computador.

 

Quando: quinta-feira (18)

 

Horário: 19 horas

 

Local: Auditório dos Pioneiros - Complexo Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã (antiga Estação Ferroviária - Av. Mário de Menezes, s/n)

 

 

 


Imagens