Publicado em: 06/02/2015 12:17

Contaminação do lixo doméstico aumenta no período de férias

Contaminação do lixo doméstico aumenta no período de férias Contaminação do lixo doméstico aumenta no período de férias

Atualmente, segundo o Instituto Akatu, a humanidade já consome 50% mais recursos renováveis do que a Terra consegue regenerar, mesmo em uma situação de enorme concentração do consumo, em que apenas 16% da população mundial é responsável por 78% do total do consumo no planeta. No Brasil, cada habitante gera em média 1,1 kg de resíduos por dia. Em Ibiporã, cidade com um pouco mais de 51 mil habitantes, a média é inferior a nacional - cerca de 600g diariamente, cerca de 30 toneladas de lixo doméstico por dia.

E o que fazer com todo este resíduo doméstico?  Desde 2009 Ibiporã possui um Programa Municipal de Gerenciamento de Resíduos, que propõe aos moradores que separem os resíduos em três partes: reciclável, orgânico (para virar compostagem) e rejeito visando diminuir o volume no aterro sanitário municipal, e beneficiando o meio ambiente. Ao ser jogado nas ruas, o lixo contamina o solo podendo até espalhar doenças. No final de 2012 a cidade conquistou o primeiro lugar no 4º Prêmio Melhores Práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente, que premia as melhores práticas de sustentabilidade em uma administração pública.

Contudo, mesmo com avanços na área, a população ainda não está tão disciplinada quanto a destinação correta do lixo doméstico, aponta a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Prova disso é o relatório da avaliação de desempenho da coleta seletiva de Ibiporã no mês de dezembro de 2014, elaborado pela Master Ambiental. A média diária de resíduos sólidos coletados no último mês do ano foi de cerca de 37,8 ton/dia, sendo 74,5% de orgânicos, 17,4% de recicláveis e 8,2% de rejeitos. Esse valor representa o aumento de 1,00% em relação à massa coletada no mês de novembro.

O que aumentou também foi a taxa de mistura dos resíduos sólidos. Segundo análise gavimétrica dos resíduos coletados (procedimento que consiste em analisar amostras homogêneas do montante coletado para, por meio de separação manual, identificar as parcelas de cada tipo de resíduo encontrado na coleta de um tipo específico de resíduo), na amostra de recicláveis coletada, observou-se a presença de 10,6% de rejeitos e uma considerável parcela e orgânicos - 25,3%. Já na amostra de rejeitos, houve uma mistura de 10,9% de orgânicos e 20,3% de recicláveis. "Este aumento dos resíduos coletados e da taxa de mistura são esperados para esta época do ano. Com as festas de fim de ano, férias, Carnaval as pessoas consomem mais e acabam relaxando na separação do lixo doméstico", justifica o diretor de meio ambiente da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Diógenes Magri.

O diretor de Meio Ambiente explica que ao misturar os resíduos, o material se contamina e perde sua qualidade e valor. "Quando 'sujamos' o material reciclável com orgânico estamos inutilizando um material que poderia ser reaproveitado, agredindo menos o meio ambiente, além de ocupar mais espaço na vala de rejeitos com outro tipo de material, diminuindo a sua durabilidade. Por isso é de fundamental importância pré-lavar o lixo reciclável e deixá-lo sem risco de contaminação, além de acondicionar cada tipo de lixo no saco plástico correspondente", orienta Diógenes.

Diógenes ressalta que o poder público está fazendo a sua parte, com a coleta seletiva nas áreas urbana e rural de Ibiporã, fiscalizando geradores de resíduos poluentes, instalando lixeiras com compartimentos para cada tipo de resíduo e ações de conscientização, contudo, necessita da parceria com a população. "O bem comum é responsabilidade de todos. Se cada um fizer a sua parte será possível alcançar o bem-estar desejado pela sociedade com um uso muito menor de recursos naturais do que o atual, por meio de, ao mesmo tempo, uma produção mais responsável e um consumo mais consciente", defende o diretor de Meio Ambiente.

Separe corretamente o lixo:

Desde 2009 a Kurika Ambiental é a empresa responsável pela gestão dos resíduos sólidos em Ibiporã. O trabalho de gerenciamento, segregação do material em sua origem, coleta adequada, triagem e armazenamento correto permite que os materiais recicláveis retornem à cadeia produtiva. Os resíduos orgânicos são reaproveitados para compostagem. A empresa também está capacitada para tratar os resíduos originados da poda de galhos de árvores e outras plantas, da construção civil e de saúde.

Em relação ao sistema de coleta seletiva, a cidade foi divida em três setores, que em dias diferentes recebe os caminhões da Kurica. De acordo com o dia e o setor, a equipe da empresa coleta o resíduo orgânico depositado em um saco de lixo comum, o rejeito, no saco cinza, e o reciclável, no saco verde.

Para facilitar a divisão dos dias e não deixar que ninguém perca o caminhão, a Kurica criou ímãs de geladeira, que foram distribuídos em todas as residências e estabelecimentos comerciais. Esses ímãs trazem, de maneira simples e de fácil visualização, os dias e os materiais que serão recolhidos em cada um dos setores.

REJEITOS - fraldas, papel higiênico, absorventes, papéis sujos e tudo que não puder ser reutilizado ou reciclado.

LIXO RECICLÁVEL - papel, papelão, embalagens, latas, plásticos, garrafas pet, Tetrapak, vidro, cacos de vidro embalados e demais resíduos passíveis de reciclagem. Nunca deposite embalagens de agrotóxicos nos pontos de coleta.

LIXO ORGÂNICO - composto por restos de comida, cascas de frutas, verduras e sobras de alimentos que, através do processo de compostagem, irão virar adubo.

Para saber qual setor é seu bairro ligue no Samae - 3258-8195