Publicado em: 27/03/2015 14:33

Área de Preservação Permanente sofre com destinação incorreta de lixo

Área de Preservação Permanente sofre com destinação incorreta de lixo Área de Preservação Permanente sofre com destinação incorreta de lixo

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, verificou na última terça-feira (23) que a Área de Preservação Permanente (APP), do córrego Irára, na Rua Porecatu, quase esquina com a Avenida dos Estudantes, no Jardim San Rafael, está sendo mal utilizada pela população. Resto de entulho de construção, material reciclável, madeira, eletrodoméstico e até um carro foram abandonados no local.

A secretaria fez uma investigação e autuou um suspeito de despejar material irregular nessa APP. "Investigamos com a vizinhança e as evidências apontaram um morador, próximo ao local, como suspeito de destinar erradamente o entulho de construção", explicou ela. "Foi constatada a irregularidade e ele foi autuado. O morador já fez também a justificativa perante o Conselho de Meio Ambiente de Ibiporã (Consema), que acatará ou não a justificativa", esclareceu a bióloga.

De acordo com a bióloga da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Andressa das Graças Silva de Paulo, os riscos de depositar o lixo em APP trazem diversos agravantes ao eio ambiente e à saúde das pessoas. "O lixo contamina a água, o solo e proporciona a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito Aedes aegypti que transmite a Dengue e a Febre Chikungunya", expõe Andressa.

A Administração municipal oferece através do Samae o serviço de Coleta Seletiva do lixo orgânico, rejeito e reciclável. Por meio da Secretaria de Obras recolhe até 3m³ de resto de entulho de construção, madeiras e galhos. Eletrodomésticos podem ser encaminhados para a ONG E-Lixo, de Londrina, e os veículos aos ferros velhos da cidade.

Para o prefeito José Maria atitudes desse tipo são realizadas, por parcela da comunidade, que no processo educacional não entendem a importância de cuidar e preservar o meio ambiente. "Temos exemplos atuais perto de nós, como em São Paulo, que sofre com a falta de água. A APP não é depósito para nenhum tipo de descarte. É necessário entender que falta de preservação do Meio Ambiente causa diversos prejuízos para a própria sobrevivência humana", afirmou José Maria. "O município de Ibiporã, através da atual administração, tomará medidas enérgicas na defesa dos cursos de água e da vegetação que os cercam", garantiu o prefeito.