Publicado em: 14/04/2015 16:16

Inscrições abertas para as eleições de conselheiro tutelar

Inscrições abertas para as eleições de conselheiro tutelar Inscrições abertas para as eleições de conselheiro tutelar

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ibiporã está com inscrições abertas para a composição do Conselho Tutelar, quadriênio 2016/2019.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 4 de maio, pessoalmente, no Departamento de Tributação, setor de protocolos, na sede da Prefeitura Municipal de Ibiporã, à Rua Padre Vitoriano Valente, 540, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Dentre os requisitos exigidos dos candidatos a membro do Conselho Tutelar estão: idade igual ou superior a 21 anos; residir no município há mais de dois anos; Ensino Médio Completo ou curso equivalente; possuir CNH na categoria "B" e experiência comprovada de no mínimo dois anos na área de defesa ou atendimento à criança e adolescente. O conselheiro eleito tem contrato de dedicação exclusiva com a prefeitura, e o mandato é de quatro anos. O salário é de R$2.289,86.

O processo de escolha inclui análise de documentos, realização do curso prévio "Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente", prova de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e teste psicológico. A eleição com data unificada para os Conselhos Tutelares ocorre no dia 4 de outubro.  O processo visa preencher cinco vagas existentes no colegiado, assim como para seus respectivos suplentes. A posse e diplomação dos eleitos serão no dia 10 de janeiro de 2016.

Os conselheiros tutelares são escolhidos pela sociedade e têm a missão de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, no âmbito municipal.

O edital pode ser consultado no saguão da Prefeitura Municipal de Ibiporã ou no site: www.ibipora.pr.gov.br. Mais informações: 3178-0239, das 8 às 12 horas. (Casa dos Conselhos).