Publicado em: 28/04/2015 09:42

Sexta turma do “Bom Negócio Paraná” inicia atividades

Sexta turma do “Bom Negócio Paraná” inicia atividades Sexta turma do “Bom Negócio Paraná” inicia atividades

A Administração Municipal, por meio da Secretaria do Trabalho, iniciou na última quarta-feira (22) a VI Turma do Programa Bom Negócio Paraná (PBNP). O programa é uma iniciativa do governo estadual, que apoia o empreendedorismo, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Fomento Paraná - SEFA - SEIM - SETI - SETS - SEAB - SETU - SEBRAE/PR - FACIAP - FECOMERCIO - FIEP - FAEP - FAMPEPAR - ACP - BNDES - CEF - Sociedades de Garantia de Crédito - Prefeitura Municipal de Ibiporã.

De acordo com o professor Daniel Barros, o curso acontece nos municípios devido à parceria firmada entre o Governo Estadual e as Prefeituras.  "O programa objetiva capacitar os micros, pequenos, médios e informais empreendedores, através das aulas presenciais divididas em módulos ligados à área empresarial, como Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica e Empreendedorismo e Projeto de Vida", explicou. "Desse modo, o programa contribui para o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo, dos empreendedores e de seus empreendimentos", acrescenta.

Para a secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, o Bom Negócio Paraná é mais uma iniciativa que agrega às políticas públicas de trabalho que são desenvolvidas pela administração municipal, em Ibiporã. Desde 2009, isso acontece de forma sistêmica, atingindo a todos os setores da economia, além de proporcionar ao empreendedor ferramentas que auxiliam na gestão do negócio próprio.

Lourdes Narcizo informa que a partir desta sexta turma, a Divisão de Qualificação Profissional da Agência do Trabalhador e Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária passa a coordenar juntamente com a Sala e Banco do Empreendedor o Curso Bom Negócio Paraná.

"Os benefícios do curso são muito satisfatórios. A visão de empreender é diferenciada, através do curso Bom Negócio Paraná, porque oferece ao empreendedor mecanismos de planejamento de ações, conceitos da área comercial, marketing, vendas, compra e ainda ensina a utilizar ferramentas de gestão a serem aplicadas imediatamente no empreendimento e também auxilia na tomada de decisões estratégicas da empresa", argumenta Lourdes.

O curso é ministrado por recém formados em Economia, Direito, Administração e Ciências Contábeis de universidades e faculdades públicas do Paraná. "Em Ibiporã, graduados da Universidade Estadual de Londrina (UEL) ministrarão as aulas que irão abranger gestão: Financeira, de Negócios, Comercial, de Pessoas e Estratégica", informou  a Coordenadora de Qualificação Profissional, Sônia Martins.

Na ocasião, o agente de crédito, Adaueber de Paula, esclareceu sobre os benefícios do Curso Bom Negócio Paraná junto ao Banco do Empreendedor, na linha Microcrédito, onde a Fomento Paraná em parceria com a Prefeitura de Ibiporã, disponibiliza linhas de crédito (sujeito a avaliação de crédito, cadastro e regras do programa), com condições e vantagens especiais. "Uma delas, a possibilidade de redução na taxa de juros, com a capacitação adquirida dentro dos últimos cinco anos em cursos na área administrativa, como o Bom Negócio Paraná, promovidos pelos parceiros do Programa Banco do Empreendedor, com no mínimo 24 horas/aulas. A taxa de juros poderá variar, começando com 1,13 e podendo reduzir à 0,67% ao mês", explicou de Paula.

"Empreendedores são aqueles que têm iniciativa, garra, disposição, coragem de correr riscos, que quando encontram problemas, os transpõem, e encontram neles a oportunidade de crescer. Ações como esta são uma soma de esforços das diversas instituições parceiras, da administração municipal e principalmente das pessoas que executam e fazem com que elas aconteçam em nossa cidade para que o nosso cidadão possa ser um cidadão com diferencial. Só vai à frente aquele que tem algum diferencial a apresentar, aquele que está na média, fica na média, agora aquele que tem um degrau a mais, para enxergar o horizonte, ele enxerga mais longe, e é o que esperamos que possam fazer para  alcançarem maiores degraus ", expôs o prefeito José Maria Ferreira.

Os interessados em participar do próximo curso devem se inscrever por meio da Sala e Banco do Empreendedor e Setor de Qualificação Profissional, localizados junto a Agência do Trabalhador e Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, na Avenida Dom Pedro II, 294, Centro.

Mais informações: 3178-0223 ou 3178-0224  Site: www.seti.pr.gov.br - Bom Negócio Paraná