APMIF

Publicado em: 29/04/2015 09:56

Alunos da Esforci concluem curso de Auxiliar Administrativo

Alunos da Esforci concluem curso de Auxiliar Administrativo Alunos da Esforci concluem curso de Auxiliar Administrativo

Arroz, vinagrete, maionese e churrasco foi o cardápio do dia, acompanhado de uma tarde de sol, piscina e muita música para os formandos do Curso de Auxiliar Administrativo oferecido gratuitamente pela Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã (APMIF), por meio da Escola de Formação e Cidadania, na última sexta-feira (24), na Associação dos Servidores Municipais de Ibiporã (Asmi).

A celebração, que contou com a presença do prefeito José Maria e representantes de empresas, marcou o encerramento do curso para os 22 jovens aprendizes que encerram também o contrato de trabalho na próxima terça-feira, 05 de maio.

De com o formando Marcos Vinícius Ferraz Cardoso, a oportunidade de ter entrado no mercado de trabalho como Jovem Aprendiz fez diferença no currículo profissional. "Estar confraternizando o encerramento deste ciclo é muito prazeroso porque nesses dois anos aprendi muito. Tive muita sorte de entrar em uma área que já me familiarizava, a manutenção. Trabalho na parte burocrática da manutenção, porque o menor aprendiz não pode fazer serviços braçais, mesmo assim, dá para ter noção de como funciona o processo", explicou ele.

"Diante dessa oportunidade como Jovem Aprendiz consegui expandir a minha visão de futuro e ter certeza que é nesta área que quero trabalhar. Estou fazendo curso técnico e quero também fazer Engenharia Mecânica e me especializar em nanotecnologia. Agora que o fim do contrato se aproxima estou buscando ser efetivado na empresa", afirmou Cardoso.

Assim como o colega de classe, Yohany Marrie da Silva Cândido assegura que a experiência como Jovem Aprendiz fez diferença na vida e no currículo profissional. "O primeiro contato com o mercado de trabalho gera uma ansiedade, mas entrar por meio do programa Jovem Aprendiz nos dá mais segurança porque a empresa entende que estamos lá para aprender", esclarece ela. "Essa experiência para mim foi maravilhosa, pois para um próximo emprego já estarei mais segura e terei o que apresentar no meu currículo", acrescentou Yohany.

Para o formando Igor Vinícius Silva da Costa, com o primeiro emprego a responsabilidade exigida aumentou. "Entrar cedo no mercado de trabalho é muito bom, entretanto, exige algumas coisas. Eu nunca tinha trabalhado, não sabia muito bem como me portar no ambiente de trabalho. Mas a teoria aprendida na Escola de Formação e Cidadania aliada à vivência prática do dia a dia possibilitou adquirir a responsabilidade profissional necessária. Sinto que estou muito mais preparado e almejo ser contratado pela empresa", expôs Costa.

De acordo com a presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, a confraternização com os alunos foi gratificante. "Após dois anos de trabalho, os nossos alunos estão concluindo esta etapa. Quando iniciamos a turma, em maio de 2013, tínhamos 33 alunos, no entanto, muitos deles já foram contratados pelas empresas antes mesmo de se formarem e por isso não concluíram o curso", explica ela. "Enquanto entidade, ficamos muito felizes em fazer parte deste momento da vida deles e oferecer a formação que é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Entretanto, o nosso trabalho com os Jovens Aprendizes não termina aqui. Continuamos com o cadastro deles atualizado para que possamos futuramente encaminhá-los a vagas de estágio quando estiverem no ensino superior", esclareceu Eliana.

Parabenizando os formandos, José Maria ressalta que os jovens irão para o mercado de trabalho não apenas com uma formação técnica, mas também ética e moral. "Temos o sentimento do dever cumprido por parte do poder público, e neste caso tendo como executora a APMIF. Em segundo, ver estes jovens cheios de expectativas, dispostos e seguros para enfrentar a concorrência do mercado de trabalho, com uma boa base inicial, não só em conhecimentos específicos, mas, sobretudo, em conceitos morais e éticos", comentou o prefeito de Ibiporã.

De acordo com a coordenadora da Esforci, Adrielly Borsato, o curso de Auxiliar Administrativo é ministrado com base na portaria 723/2012 do Ministério do Trabalho. Toda a ementa, grade e carga horária estão no Portal do Ministério do Trabalho.

Para ser um Jovem Aprendiz é necessário ter entre 14 e 24 anos e estar cursando, pelo menos, o 9º ano do ensino fundamental. Todos os alunos concluintes recrbrm o certificado de Jovens Aprendizes. Mais informações pelo telefone: 3178-0206.