Publicado em: 05/05/2015 15:23

15ª Edição da Prova Pedestre Adriana de Souza é realizada em Ibiporã

15ª Edição da Prova Pedestre Adriana de Souza é realizada em Ibiporã 15ª Edição da Prova Pedestre Adriana de Souza é realizada em Ibiporã

A tradicional Prova Pedestre Adriana de Souza, realizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, reuniu em sua 15ª edição, na última sexta-feira (01), feriado nacional do Dia do Trabalhador, mais de mil pessoas de diversas idades. Os participantes abriram mão de dormir até mais tarde para participar da corrida, que foi coroada por uma manhã de sol e ofereceu mais de R$ 15 mil em prêmios.

A Prova pedestre de 2015 teve 1216 inscritos, destes, 1060 retiraram o número de peito e o chip de cronometragem. Entretanto, de acordo com o secretário de Esportes, Jayme Lino, a estimativa é que 1200 pessoas tenham participado da corrida. "Muitos perderam o prazo da inscrição, mas não desistiram de participar. Pelo fluxo de pessoas e também pelas barras de cereais que foram distribuídas, acreditamos que o número de corredores ficou em torno dos 1200", explicou ele.

A prova foi dividida em quatro categorias - mirim (750 metros), infantil (1 km) e adulto (4 e 8 km). A grande novidade da 15ª Edição foi a alteração do percurso, que teve um trajeto mais rápido, com menos subida, deixando a prova menos cansativa.

Aguardando a primeira largada do dia (categoria mirim), os irmãos gêmeos Guilherme Augusto e João Vitor Rossato, 10 anos, de Ibiporã, se preparavam ansiosamente para participar pela primeira vez da prova. "Eu e meu irmão treinamos futebol, acredito que vai ajudar um pouco a controlar a respiração", adiantou João Vitor. "Nunca participei de corrida nenhuma, mas gosto de correr na escola e também nos treinos. Acho que vai ser muito legal e vou correr pra conquistar uma boa colocação", revelou ele.

Após o prefeito José Maria dar a largada, os irmãos saíram em disparada junto com os outros competidores. No pódio da Categoria Mirim Municipal, dobradinha dos irmãos. Guilherme Augusto ficou em segundo lugar e João Vitor conquistou o terceiro. "Faltou um pouco de fôlego, mas deu tudo certo. Fiquei feliz com a prova que fiz. Próximo ano estou de volta, mas será para conquistar a primeira colocação", revelou Guilherme.

Democrática, a prova acolheu pessoas de todas as idades e de 53 municípios, sendo o mais distante o Rio de Janeiro. Enquanto a segunda categoria estava fazendo a prova, Nelson Fernandes Costa, de Londrina, esperava a largada dos 8 km. "Vim para ganhar na categoria dos 60 anos, os concorrentes que se preparem", brincou o competidor. "Pratico a corrida para o bem estar. Após iniciar as atividades, a minha qualidade de vida melhorou muito, não tenho mais problemas com colesterol e triglicerídeos. Juntamente com o Clube de Corrida Pastel do Fernando, corro três vezes por semana", contou Costa.

Jonas França,29 anos, também aguardava a largada da categoria adulta, dos 8 km. O atleta veio de Maringá para celebrar o feriado correndo em Ibiporã. "Soube da prova através do Facebook. Aqui em Ibiporã é a primeira vez que vou correr, porém, a Prova Pedestre Adriana de Souza é tradicional no estado e reconhecida pela organização", afirmou ele. "O grupo de corrida que participo, o Energia Unimed, aproveitou a data para conhecer a prova e celebrar o feriado fazendo o que gostamos que é correr", acrescentou ele.

Após a volta, Marcelo Barbosa de Souza, de Maringá, sagrou-se o grande campeão da categoria adulta, dos 8 km. O atleta, que participa do grupo de corrida Acorremar, concluiu a prova em 24min14s. "Estou muito feliz de estar aqui mais uma vez e levar para casa este título. O novo percurso da prova está bem melhor e a organização de parabéns", festejou Souza.

Para o prefeito José Maria o sucesso da Prova Pedestre Adriana de Souza é reflexo da atenção que a Administração Municipal dedica ao esporte. "Hoje temos competindo mais de mil participantes da região e de outros estados. Se não fizéssemos uma prova organizada, com grande estrutura, provavelmente a procura seria menor", avaliou o prefeito. "As pessoas abraçaram a nossa prova pedestre e estamos vendo uma bela participação daqueles que amam o esporte", complementou José Maria.

Segundo Adriana de Souza, atleta que empresta o nome à prova, ao longo das 15 edições a competição se desenvolveu bastante. "É muito bom fazer parte desta iniciativa. Fico muito feliz de ter sido incentivadora da prática esportiva em Ibiporã e ver pessoas de diversas idades se movimentarem e sair do sedentarismo" assegurou ela. "Receber essa homenagem já é de grande felicidade, porém, ver a prova crescer a cada ano me dá mais alegria ainda", afirmou Adriana.

Estiveram presentes na 15ª edição da Prova Pedestre o prefeito José Maria, a vice-prefeita Sandra Moya, a secretária de Trabalho, Lourdes Narciso, da Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, o secretário de Administração, Juarez Afonso Ignácio, da Agricultura, Tomas Falkowski, de Finanças, José Aparecido de Abreu, de Planejamento,Paulo Sérgio Victor, o diretor de Saúde, Ilto de Souza, o diretor-presidente do Samae, Cláudio Buzetti, o presidente da Câmara de Vereadore,s Lafayette Forin, juntamente com os vereadores Lucas Keller Botti, Marcos da Ambulância e Mari de Sá.

A Prova Adriana de Souza é realizada pela Administração Municipal de Ibiporã, por meio da secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (Serla), e patrocinada pela Caixa Econômica Federal, Relva Verde e Unimed e recebe o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMAE e Tiro de Guerra.

Confira o resultado em: