Publicado em: 19/05/2015 14:26

Administração Municipal repara estradas rurais afetadas por chuvas

Administração Municipal repara estradas rurais afetadas por chuvas Administração Municipal repara estradas rurais afetadas por chuvas

As intensas chuvas do último dia 03 de maio (domingo) danificaram diversos trechos de estradas rurais do município. Segundo dados do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), foram registrados em Ibiporã 95 milímetros de chuva. Entretanto, alguns pontos do município chegaram a registrar mais de 135 milímetros. O volume de chuvas foi constatado pelo copo medidor, presente nas propriedades rurais. Atenta a situação, a administração municipal intensificou o trabalho de recuperação e manutenção dessas vias.

As estradas rurais do município já estavam passando por reparos; a administração investe aproximadamente R$ 12 mil para cada quilometro recuperado de estrada rural.

De acordo com o secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Tomás Falkowski, fenômenos naturais como esse não são comuns, porém, nos últimos anos, estão ocorrendo com mais freqüência. "Isso pode ser observado com base nos dados do IAPAR que revelam, em 2012, por exemplo, no mês de junho, tivemos em 24 horas, registros de 215 milímetros de chuva", expôs ele. "É preciso ficar alerta a essas situações, pois pesquisadores da área informam que acontecerão mais vezes por causa da mudança no clima do planeta", acrescentou o secretário.

Ainda de acordo com Falkowski, a maior parte dos estragos causados pela chuva ocorreu devido à falta de manejo e conservação do solo. "Com a tecnologia do Plantio Direto, muitos produtores abandonaram o processo de conservação do solo e isso provocou deslizamento de solo e escoamento superficial, além de perdas de grandes partes de plantio e de muito solo fértil", explicou ele. "Realizar o processo preconizado para o sistema de conservação de solo, declividade e localização ajuda a minimizar os danos.

Após essa última chuva intensa, o prefeito José Maria determinou que a secretaria de Obras fizesse, o mais rápido possível, o reparo dos pontos que ficaram mais críticos. "Nosso objetivo é resolver esse incidente com medidas efetivas. Além dos reparos realizados pela prefeitura, também os proprietários rurais serão notificados a restaurar ou até mesmo construir novas curvas de níveis para a preservação das estradas", afirmou o prefeito.

De acordo com o coordenador geral do Parque de Máquinas, Lávaro Furrier, a equipe da Prefeitura está limpando as caixas de contenção, usando a Patrola, uma máquina motoniveladora para tampar as valetas. "Estamos fazendo a recuperação geral dessas estradas. Além de refazer, por completa, a Estrada da Fazenda Doralice, que está sendo levantada para após receber o novo moledo, permitindo o trânsito em qualquer estação do ano", finalizou Lávaro.