Publicado em: 27/05/2015 10:36

Ibiporã recebe 3ª etapa da Volta Ciclística Internacional do Paraná

Ibiporã recebe 3ª etapa da Volta Ciclística Internacional do Paraná Ibiporã recebe 3ª etapa da Volta Ciclística Internacional do Paraná

Ibiporã recebe novamente uma das etapas da Volta Ciclística Internacional do Paraná. Com a participação de 18 equipes brasileiras e cinco estrangeiras, a 9ª Volta Ciclística Internacional do Paraná começou nesta quarta-feira (27), em Bela Vista do Paraíso. O evento terá a duração de cinco etapas e passará por vários municípios durante os cinco dias de disputas acirradas pelas estradas do Norte do Paraná.

A terceira etapa de uma das principais competições de ciclismo de estrada do país, terá a largada em Ibiporã nesta sexta-feira (29), às 9 horas, na Avenida dos Estudantes, em frente ao antigo Fórum. Nesta etapa, as equipes percorrerão 167 km, saindo de Ibiporã e seguindo até Bela Vista do Paraíso. O retorno está previsto em Ibiporã às 13h30.

As cinco etapas somam 750 quilômetros com trechos rápidos, sinuosos e subidas, onde a habilidade e o preparo dos atletas serão testados. A estrutura do evento também impressiona. O pelotão é seguido por um comboio que conta com cerca de 50 veículos e 250 pessoas entre atletas e staff.

Os principais nomes do esporte no país, além de grandes presenças internacionais, estão confirmados para brigarem pelo nono título da competição. Entre os destaques aparece Alexandre Manarelli, que foi o vencedor da oitava volta em 2014. Também estará na volta o ciclista Gideoni Monteiro, que esteve em intercâmbio no Centro Mundial de Ciclismo no ano passado. Gideoni ficou entre os 10 melhores do Mundial da França deste ano. Assim que terminar a Volta Paranaense ele retorna para a Suíça.

No histórico da competição, as equipes brasileiras sempre predominaram. Das oito edições realizadas até o momento, apenas em 2010, o título não ficou com o Brasil. Na ocasião o vencedor foi o chileno Marco Arriagada. A competição foi resgatada pela Confederação Brasileira de Ciclismo no ano passado, após ficar três anos sem ser realizada, e está se firmando como uma das principais competições do calendário internacional America Tour (UCI).

A Volta Ciclística Internacional do Paraná é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da RPC TV, afiliada da TV Globo.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (Serla) está oferecendo apoio logístico ao evento. "Agradecemos a parceria com Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para sediar uma das etapas deste evento esportivo internacional. É uma excelente oportunidade de a população prestigiar uma prova com atletas de alto nível e fomentar a prática de uma modalidade ainda pouco conhecida", informou o secretário e Esportes.

Programação:

27/05 - 1ª Etapa - Bela Vista do Paraíso/Primeiro de Maio (128,4km)

28/05 - 2ª Etapa - Londrina/Tamarana (153km)

29/05 - 3ª Etapa - Ibiporã/Bela Vista do Paraíso (167km)

30/05 - 4ª Etapa - Arapongas/Guaraci (201km)

31/05 - 5ª Etapa - Londrina/Londrina (100km)

Total: 749,4km

Campeões

2004 - Soelito Gohr

2005 - Maurício Morandi

2006 - Márcio May

2007 - Renato Seabra