Publicado em: 29/05/2015 17:04

Ibiporã sedia etapa da 9ª Volta Ciclística Internacional do Paraná

Ibiporã sedia etapa da 9ª Volta Ciclística Internacional do Paraná Ibiporã sedia etapa da 9ª Volta Ciclística Internacional do Paraná

Grandes nomes do ciclismo nacional e internacional estiveram em Ibiporã nesta sexta-feira (29) participando da terceira etapa da 9ª Volta Ciclística Internacional do Paraná. As equipes percorreram 164,5 km, seguindo até Bela Vista do Paraíso e retornando para Ibiporã.

A largada ocorreu às 9h, na Avenida dos Estudantes, em frente ao antigo Fórum. A chegada ocorreu por volta das 13 horas. O prefeito José Maria Ferreira, vereadores, secretários e diretores municipais, alunos das escolas Carlos Augusto Guimarães e Trem da Alegria, e dos CMEIs Mãezinha do Céu e Recanto dos Baixinhos, além de servidores e população em geral prestigiaram o evento, considerado uma das principais competições de ciclismo de estrada do país.

O campeão desta etapa foi Flávio Cardoso, da equipe Funvic/Carrefour/São José dos Campo, que completou a prova em 3h53min21s. Alex Arseno, da equipe ECT/Taubaté, conquistou a segunda colocação, seguido por Mauricio Knapp, da São Francisco/Ribeirão Preto, ambos com o mesmo tempo do líder.

Na classificação geral individual, Rodrigo Melo (Green Piracicaba) permanece com a camiseta azul de líder geral, com uma diferença de 8 segundos sobre o segundo colocado, Alexandre Manarelli. Após o resultado desta sexta, Flávio Cardoso assumiu a terceira colocação geral ficando a 14 segundos do líder.

A surpresa da etapa ficou por conta da categoria Sub-23, que recebeu um novo líder. Peterson Tozzi, da equipe Osasco/Orbea/Eqmax/Maxxis, completou a etapa na décima colocação e assumiu a camiseta branca, destinada para o melhor atleta Sub-23. Endrigo Pereira, que mantinha a liderança, ocupa a segunda colocação a 7 segundos.

Neste sábado, (30), os ciclistas encaram 198 quilômetros na etapa mais longa desta edição da volta. A largada acontecerá na cidade de Arapongas, seguindo até Guaraci e retornando para Arapongas. Durante o percurso serão disputados quatro metas volantes. A quinta e última etapa, domingo (31), será um circuito fechado de 100 km em Londrina ao redor do Lago Igapó. A largada será às 9 horas na Barragem do Lago e a chegada está prevista para às 11h50.

As cinco etapas somam 750 quilômetros com trechos rápidos, sinuosos e subidas, onde a habilidade e o preparo dos atletas serão testados. A competição recebe 20 equipes, sendo 15 brasileiras e cinco estrangeiras. A estrutura do evento também impressiona. O pelotão é seguido por um comboio que conta com cerca de 50 veículos e 250 pessoas entre atletas e staff. O evento está sendo um teste para policiais rodoviários federais que irão trabalhar nas Olimpíadas do Rio 2016. Trinta e cinco policiais de vários estados estão acompanhando o evento.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (Serla) mais uma vez ofereceu apoio logístico a Volta Ciclística Internacional do Paraná.

"Agradecemos a parceria com Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para sediar uma das etapas deste evento esportivo internacional. Não apenas Ibiporã mas toda a região ganha ao ser prestigiada com um evento desta envergadura, com a participação de atletas que disputam índice olímpico", ressaltou o secretário de Esportes, Recreação e Lazer (Serla), Jayme Lino. "O fato de Ibiporã sediar novamente um evento esportiva desta importância demonstra o prestígio que a cidade possui ao oferecer todas as condições necessárias para que a prova aconteça, além da cordialidade dos municípios, que sempre comparecem aos eventos esportivos.Também é uma maneira de fomentar a prática de uma modalidade ainda pouco conhecida", acrescentou José Maria.

A Volta Ciclística Internacional do Paraná é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da RPC TV - afiliada da TV Globo.