Publicado em: 08/06/2015 10:05

Ouvidoria Municipal: mais um recurso à disposição da cidade

Ouvidoria Municipal: mais um recurso à disposição da cidade Ouvidoria Municipal: mais um recurso à disposição da cidade

Ibiporã é uma das poucas cidades da região que possui uma Ouvidoria Municipal Geral. O setor, que está à disposição da comunidade, é mais um meio de comunicação entre os munícipes e toda a Administração Municipal. Entretanto, por não possuir poder de execução, não deve ser o primeiro recurso a ser procurado na Prefeitura para reclamações, sugestões, elogios, entre outras demandas. Grande parte da população tem confundido e antes de procurar os órgãos competentes para reivindicar os serviços, tem se dirigido à Ouvidoria.

Segundo o ouvidor municipal de Ibiporã, Sammir Basso, a ouvidoria deve ser procurada quando o cidadão não se sentir atendido em suas solicitações pelas secretarias. "Após o munícipe buscar informações junto à secretaria, caso não receba a resposta no prazo determinado, ele deve procurar a ouvidoria", explica ele.

Depois de aberta a ocorrência na ouvidoria, ela é encaminhada à secretaria municipal competente. "Posteriormente ao encaminhamento, aguardamos as informações da mesma para então responder ao solicitante", afirma Basso. "O papel da ouvidoria é dar resposta a todos os cidadãos que procuram o município. Caso ocorra de o órgão competente não responder, a ouvidoria cobra a resposta, recolhe as informações necessárias e acompanha o andamento do serviço solicitado e encaminha a resposta ao cidadão", acrescenta ele.

Para o prefeito José Maria, além de dispor o serviço é importante que ele realmente funcione. "A nossa ouvidoria tem operado muito bem e dado à administração municipal as respostas que o cidadão vem buscar. Por isso que nós entendemos que este setor é de suma importância, pois faz também parte de uma ação de prestação de contas para os cidadãos", afirma o prefeito. "Muitas vezes, a própria estrutura da máquina administrativa não consegue fazer determinado serviço ou passar a informação para o contribuinte. Ao recorrer a ouvidoria as coisas chegam ao seu devido termo e isto é bom para o cidadão, mas também para a administração porque ela se auto corrige nas suas falhas e dificuldades de controle e informação", finaliza o prefeito.

Ouvidoria Municipal

Atendimento: De segunda a sexta-feira