Publicado em: 10/06/2015 15:07

Administração Municipal apoia construção de Comunidade Terapêutica no município

Administração Municipal apoia construção de Comunidade Terapêutica no município  Administração Municipal apoia construção de Comunidade Terapêutica no município

O prefeito José Maria reuniu-se com os membros da Associação Missionária Recuperando Vidas (Amirev), da Congregação Missionária do Santíssimo Redentor e com o provincial do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Curitiba, Pe. Henrique Aparecido de Lima, no último dia 21 de maio, no gabinete. O encontro teve com o objetivo firmar parceria para a construção da Chácara Acolhida - Santo Afonso, uma comunidade terapêutica para dependentes químicos e alcoólatras.

De acordo com o coordenador da comunidade, Denilson Nunes, Ibiporã foi escolhida para sediar esse projeto porque a Amirev já atua há seis anos na cidade. "A Amirev e a Congregação Missionária do Santíssimo Redentor serão unificadas aqui no município para podermos fazer esse trabalho. O tratamento é embasado no tripé da oração, labor terapia e disciplina e tem duração de nove meses, em regime de residência", explicou ele.

Conforme o coordenador, o espaço de 72 mil m², adquirido para instalar a comunidade, fica na estrada Água dos Tucanos. A área construída será de 1000 metros quadrados e atenderá entre 30 e 35 pessoas. "O projeto será totalmente social e sem custo para a comunidade", adiantou ele.

A Administração Municipal encaminhará à Câmara de Vereadores o projeto municipal de Lei de Utilidade Pública e ficará igualmente responsável pela elaboração do projeto arquitetônico, hidráulico e elétrico, por meio da Secretaria de Planejamento e também pelo convênio que transferirá anualmente R$ 60 mil, para apoiar o custeio e manutenção do local.

"A chácara Acolhida Santo Afonso será de extrema importância, porque vem cobrir uma lacuna muito importante. Cada vez mais se faz necessário o apoio da sociedade organizada, através de ONGs e sociedades sem fins lucrativos para cuidar dos nossos dependentes químicos, porque a nossa sociedade está padecendo. E para fazer esse trabalho é necessário também compreensão, amor, paixão e dedicação para apoiar as pessoas que estão nessa situação", afirmou o prefeito José Maria.

"Com o apoio municipal, através também da rede Básicas de Saúde e acompanhamento de psicólogos, psiquiatras, fisioterapeuta e outros profissionais da área, com certeza teremos um resultado muito expressivo na recuperação das pessoas que buscarão ajuda, em Ibiporã, como já tem sido realizado em outras chácaras que a organização mantém no estado e no sul do país", finalizou José Maria.