Publicado em: 12/06/2015 14:01

Defesa Civil quer aumentar número de voluntários em Ibiporã

Defesa Civil quer aumentar número de voluntários em Ibiporã Defesa Civil quer aumentar número de voluntários em Ibiporã

O prefeito José Maria Ferreira, acompanhado dos secretários municipais José Aparecido Abreu (Finanças), Esportes (Jayme Lino), do chefe de gabinete Manoelino de Carvalho, do chefe do Núcleo de Defesa Social (Nudes), Carlos Alberto Caprera, e do vereador Orlando Ferreira, recebeu no início desta semana o comandante da Seção de Bombeiros do município, aspirante a tenente Jonathan Prado, e o terceiro sargento Fernando Cristian Ribeiro.

Eles vieram divulgar e pedir a adesão de Ibiporã a campanha "Cidade Voluntária", lançada em maio pela A 3ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CORPDEC)", que tem como objetivo  aumentar o número de pessoas cadastradas no sistema de Defesa Civil dos municípios, tornando as cidades mais organizadas e resilientes frente situações de anormalidades (desastres de qualquer natureza) e de normalidades (campanhas preventivas).

Segundo tenente Prado, os interessados em se voluntariar na Defesa Civil devem acessar o site da defesa civil disposto em http://www.defesacivil.pr.gov.br, pelo computador, smartphone ou tablet, e clicar no link "voluntários", aceitar o termo de adesão da Lei Federal do voluntariado (Lei nº 9.608, de 18/02/1998) e preencher o cadastro. "Para incentivar a participação dos municípios, está sendo realizado um concurso entre as 61 cidades da região. O município que entre os dias 18 de maio de 18 de agosto (noventa dias) obtiver o maior aumento proporcional do número de voluntários cadastrados proporcionalmente à população estimada em 2014 pelo IBGE, receberá o título e o prêmio de "Cidade Voluntária". O prêmio será entregue pelos coordenadores estadual e regional de proteção e defesa civil. Qualquer cidadão maior de 18 anos pode acessar o site da defesa civil e se cadastrar. Assim já estará ajudando o seu município indiretamente", explica o comandante da Seção de Bombeiros.

A Coordenaria Regional de Defesa Civil destaca que o número de voluntários é muitíssimo baixo se comparado ao percentual de população da região. A 3ª CORPDEC tem população de 1.458.951 pessoas e apenas 543 voluntários cadastrados. Em Ibiporã, 100 pessoas integram a Defesa Civil.

Cidade Resiliente

Os representantes do Corpo de Bombeiros também convidaram o município a se engajar na campanha "Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando", da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU) e Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional.

O objetivo é sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios de se reduzir os riscos por meio da implementação de 10 passos para construir cidades resilientes. Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

José Maria agradeceu o convite e se comprometeu a agir junto às entidades, escolas, servidores públicos, grupos religiosos, dente outros para que os cidadãos ibiporaenses se envolvam na defesa da própria comunidade. "Toda mobilização comunitária é importante para o próprio sentimento de pertencimento dos espaços da comunidade. A adoção de práticas de desenvolvimento sustentável é uma forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos munícipes", ressaltou o prefeito.