Publicado em: 16/06/2015 16:05

CRAS Gino Peretti é entregue à população

CRAS Gino Peretti é entregue à população CRAS Gino Peretti é entregue à população

Ibiporã conquistou o seu segundo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). A entrega do CRAS Gino Peretti, localizado à Rua Cianorte, no Residencial Terra Bonita, ocorreu na noite desta segunda-feira (15), e contou com a presença do prefeito José Maria Ferreira, da vice, Sandra Moya, dos ex-prefeitos Daniel Pelisson e Antônio Nadir Bigati, vereadores, secretários, diretores, servidores municipais, autoridades religiosas, representantes de associações de moradores e da família do homenageado.

Após a execução dos hinos Nacional e de Ibiporã, o pároco Than Win Aung, da Paróquia do Jardim San Rafael, e o pastor Wilson proferiram a benção ecumênica. Em seus discursos, as autoridades ressaltaram o compromisso e o comprometimento da Administração Municipal em incrementar as políticas de assistência social às famílias mais necessitadas. "Há 10 anos a política pública municipal de assistência social tem avançado a passos largos. E ela não acontece se não houver vontade política. Quero agradecer ao empenho não apenas da minha equipe mas aos integrantes de todas as outras secretarias que não hesitaram em fazer com que este espaço voltado ao atendimento socioassistencial das famílias se concretizasse", enfatizou a secretária de Assistência Social, Ester Moura.

O prefeito José Maria Ferreira destacou que o novo CRAS, que atenderá o território I, que abrange o Terra Bonita, San Rafael, Santa Paula, Vila Romana e adjacências, composto por 17 bairros e áreas rurais próximas, valorizará a região. "É com muita alegria que entregamos uma obra voltada à promoção do acesso e usufruto de direitos, fazendo com que as pessoas possam exercer de fato a sua cidadania e melhorar a qualidade de vida. Mais de R$1,5 milhão é investido mensalmente em nosso município na área da Assistência Social. Nos últimos anos temos reunido pessoas de boa vontade para construir uma Ibiporã de paz e progresso", expôs o prefeito.

Sandra Moya citou importantes ações desenvolvidas pelo governo municipal na área da Assistência Social nos últimos anos, como a entrega de mais de mil casas populares por meio do programa "Minha Casa, Minha Vida", a construção do CRAS Central, a reforma e ampliação do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) e do CREAS. "Temos trabalhado muito ao longo dos anos para cuidar da cidade e dos munícipes. Nossa equipe é comprometida, unida em buscar e economizar recursos que se revertem em tantas ações e obras", assegurou a vice-prefeita.

Acompanhado dos vereadores Orlando Ferreira e Mari de Sá, o presidente do Legislativo Municipal, Lafayette Forin, enfatizou a parceria entre os governos federal e municipal para que esta obra se concretizasse. "O CRAS Terra Bonita era aguardado há tempos pela comunidade. Quero agradecer ao prefeito José Maria que soube mais uma vez administrar o recurso federal e à sua equipe, que não mediu esforços para que esta demanda fosse atendida", comentou.

Emocionadas e agradecidas, as filhas de Gino Peretti, pioneiro que dá nome a este CRAS, destacaram as qualidades do comerciante que teve ativa participação na sociedade ibiporaense, atuando nos movimentos comunitários, e em ações políticas, religiosas e sociais nos primórdios do município. "Nosso pai foi um exemplo de honestidade, bondade e nos ensinou o caminho que nos leva a Deus. Ficamos honradas com a homenagem. Em nome da família Peretti os nossos sinceros agradecimentos. Que este lugar seja abençoado e todos que dele precisarem sejam bem atendidos", desejaram Maria Ivone Peretti Bigati, Maria Iraci Peretti Tonelli e Maria Marlene Peretti.

CRAS

O novo CRAS ocupa uma área de 165,30 m² e segue o padrão de construção do governo federal, contando com hall coberto, banheiro para portadores de necessidades especiais, salas de atendimento familiar, multiuso e administrativa, além de almoxarifado, banheiros coletivos, área de serviço, espaço externo coberto com acesso para área de convivência. Dos R$380.917,09 investidos na obra, R$270 mil são do governo federal, via Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), e R$110.977,09 de contrapartida municipal.

Ibiporã reivindicou a construção de um segundo CRAS porque o município extrapolou a capacidade de atendimento que é de até 3.500 famílias por unidade, conforme prevê a Norma Operacional do Sistema Único da Assistência Social (NOB/SUAS 2012). No ano passado foram realizados cerca de 26.139 atendimentos no CRAS Central. Cerca de 2050 famílias estão referenciadas no novo CRAS.

A construção da segunda unidade do CRAS nesta região levou em consideração aspectos como localização geográfica, vulnerabilidade social, condição socioeconômica. Os usuários poderão ter acesso aos serviços sócio assistenciais da Proteção Social Básica de maneira descentralizada, próximos de sua casa, economizando assim tempo e dinheiro.

Os serviços ofertados no Cras são: acolhida, escuta qualificada, busca ativa, encaminhamento, acompanhamento familiar e visita domiciliar, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos voltados às famílias e também aos idosos e, além do cadastramento e atualização do CadÚnico; orientações e atendimentos relacionados Programa Bolsa Família, Beneficio de Prestação Continuada (BPC) e Benefícios Eventuais.

Serviço:

CRAS Gino Peretti - Rua Cianorte, 216 - Terra Bonita

CRAS Aparecida Peretti Pelisson (Central) - Rua João Barreto,105. Telefone: 3178-0398

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.