Publicado em: 18/06/2015 13:17

Novas rotatórias organizam fluxo de veículos na Souza Naves

Novas rotatórias organizam fluxo de veículos na Souza Naves Novas rotatórias organizam fluxo de veículos na Souza Naves

Visando limitar a velocidade e organizar o fluxo de veículos nos cruzamentos da Avenida Souza Naves com as ruas Padre Vitoriano Valente e Primeiro de Maio a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Obras, está concluindo a construção de rotatórias neste local.

Segundo a arquiteta da secretaria de Obras, Claudione Bruschi de Menezes, que projetou as rotatórias, estes cruzamentos possuem seis aproximações cada, permitindo 36 movimentos diferentes (pontos de conflito), os quais os tornam extremamente complexos. "As rotatórias são medidas moderadoras de tráfego, que têm como objetivo limitar a velocidade e organizar os fluxos de veículos, reduzindo os conflitos", explica Claudione.

De acordo com a engenheira, a geometria proposta, em formato de oito, permite, desde que em baixa velocidade, a circulação de dois veículos simultaneamente, pois prevê duas faixas de rolamento, cuja largura é maior que as resultantes das nossas vias de mão dupla, com estacionamento permitido em ambos os lados. As rotatórias não permitem o giro de caminhões grandes, pois a circulação destes será proibida na área central.

O secretário de Obras, Alexandre Casagrande, acrescenta que nos próximos dias as rotatórias receberão terra, grama e iluminação. A sinalização será feita após o recape asfáltico do trecho, que deve começar nos próximos dias. A obra está sendo executada com mão de obra, maquinário e recursos próprios.

Um outro ponto crítico de Ibiporã, o cruzamento entre as Avenidas dos Estudantes e Souza Naves e a Rua Oswaldo Cruz, próximo ao Corpo de Bombeiros, também recebeu recentemente uma rotatória. Mais de R$ 40 mil foram investidos na obra, entre construção e melhorias no entorno.

Plano de Melhoria Viária

Segundo o prefeito José Maria Ferreira, estas ações fazem parte do plano de melhoria viária de Ibiporã. "Estamos projetando rotatórias nas Ruas Pe. Vitoriano Valente, Primeiro de Maio, na Av. Engenheiro Beltrão com a Av. Duque de Caxias e outra próxima a UPA. Essas rotatórias darão direção segura a esses cruzamentos", esclarece José Maria.

Para 2015, além das novas rotatórias está prevista a instalação do sistema binário nas ruas de Ibiporã e a continuidade da reestruturação da malha rodoviária da cidade, com recape asfáltico e sinalização que também fazem parte das melhorias do sistema viário da cidade. "Concluiremos primeiro o recape da Av. Souza Naves, em seguida continuaremos o recape na Av. dos Estudantes até a Rua Ângelo Sarabia", afirma o prefeito.

Investimento no trânsito é mais uma das ações que a Administração Municipal realiza na melhoria visual de Ibiporã. "Nossa cidade está cada vez melhor. Estamos investindo na iluminação pública, calçadas, sinalização, canteiros, flores nos canteiros, novas rotatórias. Tudo isso para melhorar a vida do cidadão e trazer um belo aspecto a nossa cidade", finaliza José Maria.