Publicado em: 23/06/2015 16:22

Ibiporã sedia fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná

Ibiporã sedia fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná Ibiporã sedia fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná

A partir desta quarta-feira (24) Ibiporã e outros seis municípios paranaenses sediam a fase macrorregional dos 62° Jogos Escolares do Paraná. Em São Mateus do Sul, Quedas do Iguaçu, Ibiporã e Siqueira Campos os jogos serão realizados do dia 24 a 28 de junho. Em Campo Largo, Astorga e Nova Londrina as datas serão de 25 a 28 de junho. Ibiporã também sediou, de 22 a 31 de maio, a segunda etapa regional dos JEPs.

Cerca de duas mil pessoas, entre treinadores e estudantes do 6º ao 3º ano do Ensino Médio, de quatro Núcleos Regionais de Ensino (Londrina, Apucarana, Ivaiporã e Telêmaco Borba), são esperadas em Ibiporã nos dias do evento. A cerimônia de abertura acontece nesta quarta-feira (24), às 19h30, no Ginásio de Esportes Pedro Dias (Munhecão).

As modalidades esportivas dos Jogos Escolares são: atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez. O futebol de campo está incluso no Bom de Bola. As partidas acontecerão nos ginásios de esportes Munhecão, do Jardim Pérola, Gnann, Estádio Municipal José dos Santos (Campo Estrela), o Colégio Estadual Olavo Bilac e a sala da Secretaria Municipal de Esportes (Serla). Vôlei de areia e atletismo serão disputados em Londrina e Cambé, respectivamente.

As macrorregionais são compostas pelas equipes dos alunos classificados em primeiro lugar nas modalidades coletivas por classe e sexo. Nas modalidades individuais terão garantidas suas presenças nas macros os dois primeiros colocados por prova, classe e sexo. Segundo o secretário de Esportes, Jayme Lino, por Ibiporã ter sediado a regional está automaticamente classificado para a macrorregional. "É a primeira vez que o município terá cerca de 100 atletas representando o município em todas as modalidades, aumentando, assim, as chances de ir para a final", explica o secretário.

Em sua 62ª edição, cerca de 80 mil estudantes participam dos JEPs, considerada a maior competição estudantil da América Latina. Os JEPs são realizados em parceria entre as secretarias estaduais de Educação e do Esporte e do Turismo, com apoio das prefeituras municipais e Núcleos Regionais de Educação. "A fase macrorregional dos JEPs é um dos maiores eventos já realizados em Ibiporã. A fase anterior ocorreu sem contratempos e estamos preparados para oferecer aos atletas e comissão organizadora toda a estrutura, conforto e segurança para a realização das competições da fase macrorregional", assegura Lino.

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, ressalta a movimentação da economia local e o fomento ao esporte provocados pelo evento. "Sinto-me honrado por proporcionar aos ibiporaenses a oportunidade de assistir a um evento tão conceituado e significante como os JEPs. Teremos a oportunidade de mostrar o que Ibiporã tem realizado, movimentar o comércio local e incentivar a prática desportiva entre os mais jovens, área que tem recebido grandes investimentos da Administração Municipal, por meio da reforma e construção de quadras, ginásios, Academias ao Ar Livre, realização de campeonatos de várias modalidades e projetos educativos", conclui o prefeito.

A programação pode ser conferida no site dos Jogos Escolares do Paraná: www.jogosescolares.pr.gov.br/.