Assistência Social

 

Publicado em: 25/06/2015 15:04

Direitos da pessoa idosa são discutidos em conferência


Whatsapp

 

Direitos da pessoa idosa são discutidos em conferência Direitos da pessoa idosa são discutidos em conferência

 

O protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa foram discutidos por cerca de 120 pessoas na última sexta-feira (19), durante a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Idosos, representantes governamentais, das instituições de atendimento ao idoso, das associações civis comunitárias, entidades religiosas e delegados indicados nas pré-conferências, refletiram sobre o protagonismo e o empoderamento e as consequências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa.

 

Na programação, realizada durante a tarde no Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula (CCI), houve apresentação de capoeira com a participação dos frequentadores do CCI, palestra com a assistente social e especialista em Gerontologia, Maria Angela Santini, sobre o tema da conferência, trabalho em grupo em torno dos sete eixos propostos, sistematização das propostas e apresentação para plenária, eleição dos representantes da sociedade civil para composição do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e escolha dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual, a ser realizada no mês de setembro, em Curitiba.

 

Em sua fala, Maria Angela ressaltou o pioneirismo do prefeito José Maria Ferreira, quando, sem sua primeira gestão, no final dos anos 80, criou um centro de convivência para os idosos. "A Política Nacional do Idoso existe há 21 anos, e o Estatuto do Idoso completará 15 este ano. Porém, há mais de duas décadas Ibiporã possui um espaço para convivência, fortalecimento de vínculos, prevenção e promoção da qualidade de vida da pessoa idosa", comentou a convidada.

 

A secretária de Assistência Social, Ester Moura, salientou a forma ampla e democrática com que as políticas públicas são discutidas durante a conferência. "Este é um momento ímpar em que a sociedade civil, Estado, instituições, profissionais e pessoas idosas se juntam para pensar e refletir sobre o direcionamento das Políticas de Atenção à Pessoa Idosa no âmbito municipal", expôs Ester.

 

A secretária destacou como ponto alto do evento a eleição dos representantes da sociedade civil para composição do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. "O conselho tem o importante papel de planejar e delibar ações voltadas à pessoa idosa, criando condições para a garantia de seus direitos e de sua autonomia, com acompanhamento, avaliação e controle da política e das diretrizes municipal da política nacional da pessoa idosa", explicou Ester.

 

Frequentadoras do CCI há mais de duas décadas, Thereza de Oliveira, 86, e Terezinha Dias Ribeiro, 85, relatam que costumam ser respeitadas pelos mais jovens e na maioria das vezes têm seus direitos garantidos. "Porém, seria interessante se no município tivéssemos um melhor atendimento na saúde, e mais opções de lazer e cultura", sugeriram.