Publicado em: 26/06/2015 14:46

Conferências discutem segurança alimentar e melhoria da ATER

Conferências discutem segurança alimentar e melhoria da ATER Conferências discutem segurança alimentar e melhoria da ATER

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveram nesta quarta-feira (24) a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e 1ª Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural. O evento teve o apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR).

O evento contou com a presença do prefeito José Maria Ferreira, secretários e servidores municipais, o chefe do Núcleo da Secretaria de Estado da Agricultura, Antônio Carlos Barreto, o gerente regional da Emater, Sérgio Luis Carneiro, o presidente do Sindicato Rural de Ibiporã e ex-prefeito, Nadir Bagati, além de agricultores, Grupo Mulher Atual, representantes do Poder Público e representantes das associações civis comunitárias.

Com o tema "Comida de verdade no campo e na cidade - por direitos e soberania alimentar" o objetivo da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foi ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e todos o Direito Humano a Alimentação Adequada e Saudável (DHAA), assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e nos Planos de Segurança Alimentar e Nutricional.

Já a 1ª Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural tratou do tema "O Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - DRSS. O objetivo foi proporcionar ambiente favorável para o governo e sociedade civil assumirem os compromissos para a universalização e melhoria da qualidade da Assistência Técnica e da Extensão Rural para a Agricultura Familiar no Paraná.

A palestra magna foi proferida pelo engenheiro agrônomo da Emater Londrina, Nilson Roberto Ladeia Carvalho.  Em seguida ocorreram os trabalhos em grupo em torno de eixos temáticos, sistematização das propostas e apresentação para plenária e eleição dos delegados que participarão da Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional - SAN e de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER.

A cada quatro anos o Governo Federal redefine as políticas públicas relacionadas à produção e distribuição de alimentos. Nesse momento são realizadas as conferências municipais, regionais, estaduais e a federal, nas quais são discutidas as necessidades do setor. Segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Tomás Falkowski, as temáticas interligam-se, visto que boa parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros é produzida pela agricultura familiar. "A alimentação é um direito constitucional, e deve ser ofertada na quantidade e nas condições para atender as demandas nutricionais do indivíduo. É também direito do agricultor receber assistência técnica gratuita por meio de programas de incentivo, para que produza alimentos de qualidade, saudáveis e respeitando os níveis técnicos exigidos", explicou o secretário.

O prefeito José Maria ponderou que embora o número de pessoas atingidas pela fome tenha reduzido consideravelmente nos últimos anos, ainda há cerca de 800 milhões - ou seja, um de cada nove habitantes do planeta não tem alimentos suficientes. "Daí a importância das práticas sustentáveis na agricultura, garantindo a todos uma alimentação adequada e saudável. Espero que esta conferência gere boas discussões e propostas de políticas públicas que assegurem melhor produção de alimentos, com qualidade, e respeitando o meio ambiente. Se assumirmos este compromisso certamente construiremos uma Ibiporã melhor", finalizou José Maria.