Cultura e Turismo

Publicado em: 26/06/2015 16:07

Turistas estrangeiros em Ibiporã

Turistas estrangeiros em Ibiporã Turistas estrangeiros em Ibiporã

No dia 22/6 (segunda-feira) a Secretaria Municipal de Cultura de Turismo recebeu um grupo acompanhado pela professora de Ibiporã, Maria Rossato, com os seguintes estrangeiros: Deodato Mammana (da Itália), Gabriel Than Win Aema (da Birmânia/ Myanmar, na Ásia) e o padre do PIME Ferdinand Kouadio Komenan (da Costa do Marfim, África).

E na quarta (24/6) estiveram em Ibiporã quatro europeus acompanhados por Marlene Venturelli e uma amiga de Sertanópolis: entre eles, Giorainne Geuille Lawing (de Portsmouth, na Inglaterra), Paul Vecchi (de Rocca/ Modena , na Itália) e o Padre Gaetano Popoli (de Vignola, na Itália).

Os grupos iniciaram a rota pelo Museu do Café e o Complexo Socioeducativo, onde puderam apreciar os ambientes, conhecendo a história de Ibiporã e a importância do café para o desenvolvimento da região.

Conheceram obras do artista plástico Henrique de Aragão, no Museu de Esculturas ao Ar Livre, que estão espalhados pela cidade. Em especial o "Cristo Libertador", que fica próximo ao Museu do Café.

Outro atrativo visitado foi o Centro de Artesanato de Ibiporã, que vende peças de 100 artesãos de Ibiporã e região, e por meio dos seus produtos, levam peculiaridades do município a todos os cantos do Brasil e do mundo.

O trajeto foi finalizado no Cine Teatro e na Igreja Matriz, com explicações históricas e apreciações das obras que têm um grande valor artístico e histórico para o município.

O turismo vem crescendo muito em Ibiporã, através das ações Secretaria Municipal de Cultura de Turismo e o investimento do Governo Municipal na área.

VISITAS - Para quem quiser indicar a escolas ou amigos de fora, a visita ao Museu do Café é composta por uma caminhada pelo Complexo Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã (antiga estação ferroviária e as casas históricas do seu entorno), contemplação da escultura "Cristo Libertador", de Henrique de Aragão, e a exibição de documentários (para no máximo 30 pessoas) sobre a Igreja Matriz, A vida e a obra de Henrique de Aragão ou os DVDs "Contos e Causos", que contam histórias dos pioneiros.

Alunos de Turismo do SENAC visitam Rota do Café em Ibiporã

O grupo percorreu todo o Circuito Cultural de Ibiporã, com o objetivo de conhecer o trajeto na prática, para formação profissional e guiar turistas.

Neste percurso puderam notar que o turista, ao fazer a Rota em Ibiporã, vivencia a cultura e a importância do café por meio da história e do patrimônio cultural da cidade.

Os visitantes passaram pelo Museu do Café, conheceram todo o Complexo Socioeducativo e Turístico, o Museu de Esculturas ao Ar Livre e conheceram o Cine Teatro Pe. José Zanelli.

Assistiram a um vídeo que mostra o potencial turístico de Ibiporã e conhecer um dos atrativos, o espetáculo da Escola de Ballet de Ibiporã "Sensações Memoriais". A dança retrata a chegada os imigrantes, o cultivo do café, entre outros momentos vivenciados no início da colonização.

Para finalizar, o grupo conheceu o Centro do Artesanato, fez compras e seguiu a Rota, passando pela Igreja Matriz.

Turmas do Colégio Basílio de Lucca no Museu do Café

Alunos do 6º e 7º anos do Colégio Estadual Basílio de Lucca, de Ibiporã, tiveram aula e visita no Museu do Café nesta quarta (24/6) e quinta (25/6). As visitas têm como objetivo mostrar-lhes o passado de Ibiporã, começando pelo Museu do Café, que foi revitalizado e que guarda a história viva da cidade.

Cerca de 50 alunos do 6º e 7º anos aprenderam um pouco mais sobre a história e a cultura do município. Conheceram o complexo Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã, onde a guia destacou a importância do café para a região.

Apreciaram a obra "Cristo Libertador", do artista sacro e ícone de Ibiporã, Henrique de Aragão, além de escutarem explicações mais detalhadas sobre as obras do artista na cidade.

Para finalizar, assistiram ao filme Contos e Causos Vol. 5 e a documentários sobre a Igreja Matriz e Henrique de Aragão, que contam detalhes da cultura em Ibiporã.

Ressaltando o turismo de Ibiporã - que vem crescendo -, está sendo exibido também aos visitantes vídeos que mostram o que Ibiporã oferece aos que aqui vivem e aos turistas.