Publicado em: 03/07/2015 15:18

José Maria recebe representantes da Bayer CropScience

José Maria recebe representantes da Bayer CropScience José Maria recebe representantes da Bayer CropScience

O prefeito José Maria Ferreira recebeu no início desta semana a visita do coordenador de relacionamento da Bayer CropScience, João Marcelo Marins, e do gerente de melhoramento da região Sul, Gustavo Herrera.

Em visita de cortesia, eles se apresentaram ao prefeito e ao chefe de Gabinete, Manoelino de Carvalho, visitaram as instalações da Prefeitura Municipal de Ibiporã, e atualizaram a administração municipal sobre os trabalhos desenvolvidos no centro de pesquisa de melhoramento genético de sementes na cultura da soja, que está se instalando em uma área de 127 hectares no município. "Estamos desenvolvendo pesquisas para o desenvolvimento de cultivares, fornecendo soluções integradas aos sojicultores. Trata-se do primeiro Centro de Pesquisa e Inovação do Sul do país", informaram Marins e Herrera.

Os representantes da Bayer CropScience disseram que atualmente 15 hectares são destinados à pesquisa, sendo que a primeira safra já foi colhida. "A previsão para a próxima safra, cujo plantio começa em setembro, outubro, é ampliar para 40 hectares a área de pesquisa", adiantaram. Os valores do investimento não foram revelados.

Nos últimos anos a multinacional alemã tem realizado muitas aquisições no mercado de sementes de soja na América Latina. A Bayer CropSciense prevê para 2016 o lançamento no Brasil de sua primeira variedade do grão com o gene Liberty Link (LL), tecnologia já utilizada em sementes de milho e algodão e que torna a planta tolerante a herbicidas à base de glufosinato de amônio.

As estruturas do centro de pesquisa já começaram as ser construídas e 15 profissionais, entre técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e pesquisadores trabalham na unidade. "O clima, a localização estratégica de Ibiporã, próxima de um grande centro como Londrina, a boa infraestrutura do município, a vocação da região para o agronegócio foram fatores decisivos para que a Bayer CropSciense decidisse instalar aqui o seu primeiro centro de pesquisa de melhoramento genético de sementes de soja", pontuou Herrera. "Queremos contribuir ainda mais para o desenvolvimento de uma agricultura moderna e sustentável na região Sul do país", acrescentou Marins.

Os representantes agradeceram a disponibilidade do prefeito em recebê-los e o apoio institucional ao projeto. Agradecendo a visita, José Maria enfatizou a importância de o município sediar o investimento de uma das líderes mundiais em ciências agrícolas e inovação nas áreas de sementes, proteção de cultivos e controle de pragas não-agrícolas. "Agradeço a vocês e especialmente ao Marcos Antonio de Freitas Rodrigues, o Marcão, que intermediou as negociações para que o centro de pesquisa fosse aqui instalado. Esta unidade dinamizará o setor, atendendo as demandas dos agricultores por alta tecnologia e soluções integradas, movimentará a economia local e atrairá uma mão-de-obra extremamente qualificada para o município", finalizou o prefeito.

Sobre a Bayer CropScience

A Bayer é uma empresa global, com suas principais atividades concentradas nas áreas de saúde, agricultura e materiais de alta tecnologia. A Bayer CropScience, subgrupo da Bayer AG e responsável pelo negócio agrícola, teve vendas anuais de 9.494 bilhões de euros em 2014, sendo uma das líderes mundiais em ciências agrícolas e inovação nas áreas de sementes, proteção de cultivos e controle de pragas não-agrícolas. Oferece uma excelente gama de produtos, incluindo sementes de alto valor, soluções inovadoras para a proteção de cultivos baseadas em modos de ação químicos e biológicos, bem como extensivos serviços de suporte para o desenvolvimento de uma agricultura moderna e sustentável.

Na área de produtos não-agrícolas, a Bayer CropScience tem um amplo portfólio de produtos e serviços para o controle de pragas, que abrange desde aplicações de casa e jardim até para o segmento de reflorestamento. A empresa conta com uma força de trabalho global de mais de 23.100 colaboradores e está presente em mais de 120 países. No Brasil, faz parte do Grupo Bayer, com mais 119 anos de atuação no País e aproximadamente quatro mil colaboradores. A Bayer CropScience, no Brasil, conta com mais de 1,6 mil colaboradores, uma instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e um Centro de Pesquisa e Inovação no Estado de São Paulo.