Publicado em: 31/07/2015 14:47

XI Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Ibiporã

XI Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Ibiporã XI Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Ibiporã

A administração municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou nesta quinta-feira (30), a XI Conferência Municipal de Assistência Social, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), das 08 às 17 horas.

O evento que era aberto a toda população, contou com a participação de aproximadamente 110 pessoas, entre autoridades municipais, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), membros do CMAS, entidades que prestam serviços e sociedade civil,  que discutiram o tema "Consolidar O SUAS de vez rumo a 2026" e teve como lema: "Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos".

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Ester Moura Costa, a partir do tema foram  deliberadas, ao longo dos próximos 10 anos, propostas a curto, médio e longo prazo que visam implantações de novas ações  e  a implementação, além de garantir continuidade e qualidade dos serviços prestados pela Política Municipal de Assistência Social.

Segundo a secretária, a participação da comunidade civil é fundamental, uma  vez que, as conferências têm o objetivo de avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento das políticas públicas, na perspectiva da participação e do controle social.

"Toda conferência tem sua relevância. É a partir dos debates e propostas que são realizados os planejamentos de  ações a serem executadas. A participação da população é extremamente positiva e tem sido bastante expressiva, nesses espaços de diálogo,  é possível escutar, entender e direcionar ações que visam sempre à qualidade do trabalho de forma satisfatória ao publico atendido, claro que, respeitando as legislações e normativas preconizadas pelo  Sistema Único de Assistência Social, o (SUAS)", explicou a secretária.

Conforme Ester, entre tantas propostas foi possível observar a necessidade de divulgar mais os serviços prestados nas Redes de Proteção Social Básica e Especial, de forma descentralizada com a finalidade de  atingir maior parte da população e esclarecer o papel e deliberações do Conselho Municipal de Assistência Social.

Ainda na XI Conferência Municipal de Assistência Social, 12 representantes da sociedade civil, que participaram como delegados foram eleitos e vão compor o CMAS no biênio 2015 a 2017, sendo quatro representantes de entidades que prestam serviços, quatro representantes dos  trabalhadores do setor e outros quatro representantes de usuários e/ou organização de usuários (Associação de Moradores).

Após eleição dos novos membros da sociedade civil que irão compor o CMAS nos próximos dois anos, também foi eleita a delegada Fernanda de Oliveira Feliciano,  que representará a sociedade civil na Conferência Estadual que acontecerá nos dias de 07, 08 e 09 de outubro, em Curitiba.