Geral

 

Publicado em: 07/08/2015 09:41

Mais de 400 jovens recebem Certificado de Dispensa de Incorporação


Whatsapp

 

Mais de 400 jovens recebem Certificado de Dispensa de Incorporação Mais de 400 jovens recebem Certificado de Dispensa de Incorporação

 

A Administração Municipal, por meio da Junta de Serviço Militar, realizou na manhã desta quinta-feira (06), no Cine Teatro Padre José Zanelli, a entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) e Compromisso à Bandeira Nacional para mais de 400 reservistas do município nascidos no ano de 1997.

 

A cerimônia foi presidida pelo capitão José Marcos de Andrade, delegado da 14ª Delegacia de Serviço Militar de Londrina, pertencente à 15ª Circunscrição de Serviço Militar do Exército Brasileiro e Ministério da Defesa, com sede em Curitiba. O prefeito José Maria Ferreira, a vice, Sandra Moya, a vereadora Mari de Sá, o ouvidor da Prefeitura Municipal Sammir Basso, o ex-vereador Luiz Karimata, o atual e o ex-secretário da Junta Militar, Oswaldo Kondo e João Maria Alves, respectivamente, padre Wagner e o pastor José Vilande também prestigiaram o evento.

 

Durante a cerimônia, os jovens realizaram o juramento diante da bandeira, comprometendo-se a defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, se necessário, caso sejam convocados em momentos emergenciais. "Dispensados da prestação do serviço militar inicial, por força de disposições legais e conscientes dos deveres que a constituição impõe a todos os brasileiros e à Defesa Nacional, vamos cumprir com as obrigações militares e convocações de emergência, dedicando-se aos interesses da pátria", juraram todos os jovens dispensados perante a Bandeira Brasileira.

 

 Mesmo sendo dispensados, todos aqueles que receberam o CDI permanecem à disposição do Ministério da Defesa até completar 45 anos, e poderão ser convocados em casos de calamidade pública ou mobilização nacional.

 

José Maria ressaltou que este era um dia marcante na vida dos reservistas porque assumiam um compromisso junto à nação. "Vocês defendem a nação não apenas em uma situação de guerra, mas sendo bons profissionais, cidadãos honrados, que contribuem com o desenvolvimento da nossa cidade. Ibiporã sente orgulho de vocês porque representam o futuro e a administração municipal investe na juventude porque acredita em seu potencial", argumentou o prefeito.

 

O CDI é um documento muito importante, pois sem ele, o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos, e até mesmo de assumir cargos públicos. "Vale lembrar que os jovens que não participaram da cerimônia de entrega de certificados, devem procurar no prazo máximo de três meses a Junta de Serviço Militar, no piso térreo da Prefeitura Municipal, para fazer a retirada do seu documento o juramento individual à Bandeira Nacional", informa Kondo.

 

 

Na sequência, as autoridades fizeram a entrega de certificados de Dispensa de Incorporação a todos os jovens.