Geral

 

Publicado em: 20/08/2015 11:04

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência acontece entre os dias 21 e 28 de agosto


Whatsapp

 

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência acontece entre os dias 21 e 28 de agosto Semana Nacional da Pessoa com Deficiência acontece entre os dias 21 e 28 de agosto

 

 

 

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ocorre de 21 a 28 de agosto, com o tema: "Inclusão se conquista com autonomia". Organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)/ Escola de Educação Básica João XXIII, de Ibiporã, juntamente com a Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã (Apasi) e Associação Pais e Amigos Deficientes Visuais (Apadevi). A programação terá atividades durante os sete dias e toda a comunidade está convidada.

 
Segundo o presidente da Apae de Ibiporã, Gilson Mensato, o objetivo dessa semana é realmente integrar toda a comunidade. "Nós mudamos bastante a programação este ano. Antes fazíamos mais passeios e brincadeiras com os alunos, porém optamos para 2015 interagir com toda a comunidade e mostrar o trabalho que desenvolvemos", explica ele. "Essa é uma discussão de todos. É importante que as pessoas participem, pois ninguém está isento de sofrer qualquer tipo de acidente e vir a se tornar também uma pessoa com deficiência", acrescenta Mensato.



Os alunos estarão participando ativamente e poderão expor a opinião do que querem e o que é necessário mudar. "Nossos alunos nos auxiliarão nas demandas que levaremos ao Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência", expõe o presidente da Apae de Ibiporã.

 

Apae


A Apae atende 240 alunos na escola aonde faz o ensino pedagógico, trabalho artesanais e incentivo ao esporte. "Temos um campeão paranaense de natação e que está buscando o índice para as paraolimpíadas. O basquete também é campeão paranaense. Na Apae há uma grande sala com troféus e medalhas conquistados pelos alunos", revela Mensato.

 

Além dos alunos da Escola de Educação Básica João XXIII, outras 90 pessoas, inclusas nas escolas de Ibiporã, são atendidas no setor clínico pelos profissionais, entre eles: clínico geral, neurologista, nutricionista, dentista, assistente social, técnico de enfermagem, fonoaudiólogo, psicólogo e fisioterapeuta.

 

Confira toda a programação na galeria e participe você também!


Imagens