Esporte

 

Publicado em: 14/09/2015 11:20

Academias ao Ar Livre beneficiam saúde e promovem interação social


Whatsapp

 

Academias ao Ar Livre beneficiam saúde e promovem interação social Academias ao Ar Livre beneficiam saúde e promovem interação social

 

As Academias ao Ar Livre (AAL) são uma boa opção para quem deseja começar a fazer atividade física, principalmente na terceira idade. Com as vantagens de ter um ambiente agradável, gratuito, em contato com a natureza, essas academias possuem aparelhos semelhantes aos de musculação e alongamento encontrados nas academias convencionais, formando um circuito com o objetivo de trabalhar todos os grupos musculares. "Os equipamentos das unidades AAL não possuem pesos, utilizando somente a força corporal para a prática dos exercícios. Eles fortalecem a musculatura, aumentam a mobilidade das articulações, a capacidade cardiorrespiratória, desenvolvimento da coordenação motora e estímulo do sistema nervoso central", explica o diretor de projetos da secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (Serla), Emerson José de Oliveira.

 

Oliveira ressalta que embora os aparelhos tenham como foco os idosos, que com o passar dos anos perdem naturalmente um pouco da força muscular, podem ser utilizados por pessoas acima dos 12 anos. "Os exercícios são leves, mas se executados corretamente e com o número de repetições indicado dão resultado. No caso dos idosos, há uma diminuição da perda de massa muscular e densidade óssea gerada pelo envelhecimento, melhora da capacidade pulmonar e maior resistência a quedas", pontua o diretor de projetos.

 

Em Ibiporã, a instalação das academias ao ar livre começou há quatro anos, com o objetivo de proporcionar opções para a prática da atividade física. Atualmente, 14 Academias ao Ar Livre estão instaladas em praças públicas e esportivas em vários pontos da cidade, e mais cinco serão inauguradas até o final de 2016. "A prática esportiva regular tira o cidadão da condição de sedentário e isso influencia diretamente na qualidade de vida dos nossos munícipes e promoção da saúde. É um trabalho preventivo, pois com mais pessoas saudáveis diminuímos as filas nas farmácias e a procura de consultas relacionadas a problemas causados pelo sedentarismo", justifica o prefeito José Maria Ferreira.

 

Em cinco delas - AAL do Conj. Habitacional José Pires de Godoi, da Praça do Jardim Pérola, do Complexo Esportivo Antônio Arrabaça Ribeirete - "Carecão" , do Ginásio de Esportes Pedro Dias - "Munhecão" e Praça Jacob Casagrande ("Praça do Viscardi") profissionais de Educação Física dão aulas de alongamento e orientam sobre o uso dos equipamentos em algum período do dia. A meta da Secretaria de Esportes é contratar mais estagiários para que todas as academias contem com um profissional de Educação Física. Em todas elas, há placas explicativas sobre os exercícios de alongamento a serem feitos antes e depois das atividades físicas e para que servem e como executar o movimento em cada aparelho.

 

 

AAL do Jardim Pérola

 

 

Desde que foi inaugurada, no final do ano passado, a Academia ao Ar Livre localizada na Praça do Jardim Pérola vem ganhando cada vez mais frequentadores. Um dos períodos mais movimentados é das 7 às 8h30. De segunda a quinta-feira a estagiária Tatianne de Castro Domuci orienta sobre a execução dos exercícios. "Começo com um alongamento de 15 a 20 minutos e depois oriento sobre como e quantas vezes se exercitar em cada um dos 10 aparelhos. Geralmente os usuários, a maioria mulheres, fazem uma caminhada para complementar a atividade física", comenta Tatianne. "A melhoria das frequentadoras é visível. Há quem já tenha reduzido peso, medidas, aliviado dores crônicas, ganhado melhor condicionamento físico, disposição e, por conseqüência, elevado a autoestima. Além destes benefícios, a atividade em grupo estimula a interação social", pontua a estagiária.

 

A aposentada Maria Benigna frequenta o espaço há quatro meses. "Já eliminei três quilos. Comecei a me exercitar depois de aposentada. É muito bom. Tenho mais disposição para o dia a dia", relata. "Sempre que posso venho fazer atividade física aqui. Perdi os movimentos do lado esquerdo do corpo por conta de um traumatismo crânioencefálico. Tenho recomendação da fisioterapeuta para me exercitar, porque não posso deixar meus membros atrofiarem. O ambiente é gostoso, arborizado, bem iluminado e as 'meninas´são muito legais", comenta a dona de casa Luzia Aparecida Rocha. A designer Aparecida de Castro Domuci foi convidada pela filha, a estagiária Tatianne, para participar das aulas na AAL. "Comecei há dois meses e não perco um dia. A fraqueza nas pernas melhorou, a musculatura está mais firme e acho que até as rugas no rosto diminuíram", brinca Aparecida.

 

Além da preocupação em oferecer aos municípios uma estrutura para a prática desportiva, a Administração Municipal investe na revitalização de seu entorno. A AAL do Jardim Pérola, por exemplo, possui 55 m² de piso tátil, corrimão, escadaria e muro de arrimo. Quarenta e três árvores foram plantadas e 24 postes de energia instalados ao redor de todo o espaço, que ainda abriga o Ginásio de Esportes Fioravante Pedro Scolari, o "Vantinho", e a nova sede da Secretaria de Esportes.

 

 

Academias Ao Ar Livre

 

1.    Complexo Esportivo "Antonio Arrabaça Ribeirete" - Carecão;

2.    Ginásio de Esportes "Pedro Dias" - "Munhecão";

3.    Praça do Conjunto Habitacional Afonso Sarábia;

4.    Praça do Conjunto Habitacional José Pires de Godoi;

5.    Praça do Conjunto Habitacional Padre Rino Nogarotto;

6.    Praça Eugênio Sperandio;

7.    Praça Jacob Casagrande;

8.    Praça do Jardim Cinquentenário;

9.    Praça do Jardim Pérola;

10. Praça do Jardim Bom Pastor;

11. Praça do Jardim John Kennedy;

12. Praça Pio XII

13. Praça do Jardim Santa Paula;

14. Praça da Taquara do Reino;

 

 

Atendimentos na AAL

 

AAL do Cj. José Pires de Godoi

Horário: segunda a quinta-feira, das 7 às 8h30

 

AAL da Praça do Jd. Pérola

Horário: Segunda a quinta-feira, das 7 às 8h30

 

AAL do "Carecão"

Segunda a quinta-feira, das 17 às 19h

 

AAL do  "Munhecão"

 

Terça-feira, das 7h30 às 9 horas

 

AAL Praça Jacob Casagrande ("Praça do Viscardi)

 

Quarta e sexta-feira, das 7h30 às 9h

 

 

 

Dicas para se exercitar nas Academias ao Ar Livre

 

- Alongar-se antes e depois dos exercícios;

- Realizar o número de séries e repetições indicados;

- Não realizar os movimentos com muita velocidade ou intensidade exagerada para não comprometer as articulações;

- Observar a amplitude dos movimentos, principalmente no aparelho de pressão das pernas, flexor, extensor e nos supinos reto e inclinado;

- A soma dos exercícios deve durar ao menos 30 minutos. Além dos aparelhos, este tempo pode incluir caminhada;

- Em caso de desconforto muscular interrompa os exercícios;

- Proteja-se do sol utilizando filtro solar;

- Leve uma garrafa de água para ir se hidratando durante os exercícios;

- Não esqueça de respirar corretamente. O ar deve sair sempre no momento de maior esforço.

 

Fonte: Tatianne de Castro Domuci e sites especializados