Saúde

 

Publicado em: 15/09/2015 11:32

Segunda dose da vacina contra HPV é disponibilizada em Ibiporã


Whatsapp

 

Segunda dose da vacina contra HPV é disponibilizada em Ibiporã Segunda dose da vacina contra HPV é disponibilizada em Ibiporã

 

Meninas de 9 a 13 anos incompletos que tomaram a primeira dose da vacina quadrivalente contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), devem retornar a um posto de vacinação para receber a segunda dose.  A vacina protege contra dois subtipos de HPV, doença responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero e a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.

 

A vacina contra o HPV deve ser tomada em três doses e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ibiporã. Após a primeira dose, a menina deve receber a segunda seis meses depois, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. A proteção contra o HPV começa somente a partir da segunda dose da vacina.

 

De janeiro até agora apenas 397 meninas de 9 a 11 anos foram vacinadas contra o HPV. Conforme a Secretaria de Saúde, 1.159 garotas nesta faixa etária precisam receber a dose este ano. "O número está bem abaixo do esperado. Os pais ou responsáveis por estas meninas devem levá-las a uma unidade de saúde, pois a vacina é segura e a forma mais eficiente de prevenção contra o HPV, principal responsável pelo câncer de colo de útero. Essa faixa (9 aos 13 anos) é a idade mais favorável à vacinação, pois garante maior proteção, já que as adolescentes não iniciaram a vida sexual e não estiveram expostas ao vírus", explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização da Secretaria municipal de Saúde, Sebastiana Caetano Riechel.

 

A vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, e pode ser aplicada a qualquer momento em quem faz parte do público- alvo. Para isso, basta que a menina leve um documento de identidade e a caderneta de vacinação.

 

De acordo com Sebastiana, todas as meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também devem procurar um posto de saúde para tomar a segunda. Isso também vale para aquelas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14 e para aquelas que já tenham passado de um ano da primeira dose. Afinal, a proteção só é garantida com a aplicação das duas doses.  A vacina só é contraindicada em casos de eventos adversos em doses aplicadas anteriormente e gravidez.

 

Além das meninas de 9 a 13 anos, o Ministério da Saúde também incluiu no grupo alvo da vacinação as mulheres de 9 a 26 anos que vivem com HIV. Esse público tem probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral. O esquema vacinal também conta com três doses, mas com intervalos diferentes. A segunda e a terceira doses serão aplicadas dois e seis meses após a primeira. Nesse caso, elas precisarão apresentar a prescrição médica.

 

Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Portanto, a imunização não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

 

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18, que são de alto risco para o desenvolvimento do câncer do colo do útero. Estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.

 

 

Serviço:

 

 

2ª dose da vacina contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos e mulheres até 26 com HIV

 

 

 

 

- Disponível gratuitamente em todas as UBS;

 

- Levar documento de identidade e carteira de vacinação. No caso das portadoras de HIV obrigatória apresentação da prescrição médica;

 

- Meninas de 11 a 13 anos que não ainda não tomaram a primeira e segunda doses também devem se imunizar;

 

- Meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também devem procurar um posto de saúde para tomar a segunda. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14 e para aquelas que já tenham passado de um ano da primeira dose