Publicado em: 16/09/2015 15:22

Ibiporã vence Prêmio Brasil Sorridente

Ibiporã vence Prêmio Brasil Sorridente Ibiporã vence Prêmio Brasil Sorridente

Ibiporã, por meio da Secretaria de Saúde, conquistou, no início do mês, o primeiro lugar no Prêmio Brasil Sorridente, do Conselho Federal de Odontologia (CFO) em parceria com o Ministério da Saúde, que está em sua 10ª edição. A premiação é concedida anualmente aos municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas de Saúde Bucal.

Por causa da conquista, o município receberá consultório odontológico e kits de higiene bucal, com escova de dente, creme e fio dental que serão destinados as escolas e centros municipais de educação infantil. O objetivo da premiação é incentivar as ações de saúde bucal direcionada a população.

Conforme a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, a premiação foi recebida com muita alegria por toda a equipe. "Em 2009, já havíamos conquistado o Prêmio Paraná Sorridente, mas chegar a nível Federal e conquistar a vitória, na primeira vez em que participamos do prêmio foi uma satisfação muito grande", revela ela. "Tivemos dois fatores determinantes para conquistar o prêmio - o compromisso do Prefeito José Maria em reformar e ampliar as Unidades Básicas de Saúde e, consequentemente, os consultórios odontológicos e o comprometimento de toda a equipe saúde bucal: estratégia de saúde bucal, dentistas de apoio e o Centro de Especialidade Odontológica (CEO)", aponta Leilaine.

Segundo o prefeito José Maria, Ibiporã alcançar o primeiro lugar neste prêmio é, sem dúvida, uma conquista de grande orgulho e satisfação. "Esta conquista é resultado do trabalho desenvolvido no município e divido com todos os servidores da área da saúde, especialmente da odontologia. Toda a nossa equipe agradece ao trabalho executado pelos profissionais e o empenho no sentido de prestar um ótimo serviço para a comunidade ibiporaense", felicita José Maria.

Ibiporã conta hoje com 65 profissionais, divididos em 11 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e do CEO, que cuidam da saúde bucal da população, além de oferecer aos munícipes água 100% fluoretada, garantindo dentes mais saudáveis aos usuários. A administração também investe na capacitação dos dentistas e auxiliares.

A 10ª Edição do prêmio teve recorde histórico e contou com 210 cidades inscritas. O Prêmio Brasil Sorridente é dividido em três categorias com cinco colocações. Municípios com até 50 mil habitantes, divisão da qual Ibiporã é a grande campeã. Seguida de São Gonçalo do Amarante (CE), Pederneiras (SP), São Gonçalo do Sapucaí (MG) e Porto Real (RJ).

A segunda categoria é de municípios de 50 mil a 300 mil habitantes. Resende, cidade do Rio de Janeiro foi a vitoriosa, seguida de Varginha (MG) e Chapecó (SC). O quarto e quinto lugar foram conquistados por Horizonte (CE) e Primavera do Leste (MT), respectivamente.

A terceira categoria é para municípios acima de 300 mil habitantes. Manaus, a capital do Amazonas foi a primeira colocada. São Bernardo do Campo (SP) ficou em segundo lugar, seguido de Vitória (ES). O quarto lugar foi conquistado por Florianópolis e Curitiba na quinta colocação.