Publicado em: 18/09/2015 15:01

'Contos e Causos' e visitas na 9ª Primavera dos Museus

'Contos e Causos' e visitas na 9ª Primavera dos Museus 'Contos e Causos' e visitas na 9ª Primavera dos Museus

Estamos no mês da Primavera dos Museus, evento nacional promovido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) do qual o Município de Ibiporã participa desde a 1ª edição, em 2007, por meio das ações da Secretaria de Cultura e Turismo. A cidade possui dois museus administrados pela Secretaria, e mantidos pela Prefeitura Municipal: o Museu do Café (antiga estação ferroviária) e o Histórico (MHAI), ao lado do Cine Teatro Padre José Zanelli.

A equipe do Museu do Café irá receber a partir do dia 21/9 (próxima segunda-feira), quando se inicia a 9ª Primavera dos Museus, quatro escolas que agendaram visita para conhecer um pouco melhor a nossa história e nossas riquezas.

Também está inserido na programação da Primavera dos Museus o lançamento do DVD-Book Contos e Causos Vol. 7 - História Viva de Ibiporã, no dia 25 de setembro (sexta-feira), às 20 horas, no Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli.

NOSSA MEMÓRIA VIVA

"Ibiporã participa há várias anos da Primavera dos Museus. Além da recepção das escolas, este ano optamos por destacar o projeto CONTOS E CAUSOS, que trabalha com a nossa memória viva", afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra.

O projeto resgata a história oral dos nossos pioneiros, ilustrada pelas particularidades que cada um vivenciou, seja em família, na política, os romances e muitas histórias. O projeto - que prevê 12 volumes (4 volumes serão do CIRCUITO DAS CAPELAS) - já está na sua 7ª edição. E mais de 200 pioneiros, filhos e netos já foram entrevistados.

De acordo com o secretário, a Secretaria Municipal de Cultura vem realizando este trabalho de forma sistêmica, preocupada com a preservação da memória de Ibiporã. "Talvez poucos municípios dispõem de uma equipe para tratar a sua história como é feito em Ibiporã, que conta com jornalista, estagiária da área e um editor, além de toda equipe dando o suporte necessário. Para que este projeto tivesse e continue tendo êxito, a Secretaria de Cultura sabe que a maior fonte de informação são as pessoas que fizeram e fazem parte dos acontecimentos da cidade", destaca.

Fica então o convite para mais um lançamento do Contos e Causos - Vol. 7, no próximo dia 25 de setembro (sexta-feira), às 20 horas, no Cine Teatro Padre José Zanelli. Evento Gratuito.

O Museu do Café é um órgão da Prefeitura de Ibiporã, mantido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Foi restaurado entre 2010 e 2012 e guarda parte da história da cidade. Agendamento de visitas pelos fones ou 3178-0215 (com Karina) ou (43) 3178-0392 (com Cida).