Publicado em: 22/09/2015 10:25

José Maria reúne-se com servidores municipais

José Maria reúne-se com servidores municipais José Maria reúne-se com servidores municipais

O prefeito José Maria reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (21), com os servidores municipais no Salão Nobre da Prefeitura para um bate papo sobre a crise pela qual o país está passando. O objetivo da reunião foi conscientizá-los sobre o atual momento financeiro do Município, Estado e União, esclarecer também as dúvidas, além de propor e pedir sugestões para economizar gastos.

"Estamos fazendo esta ação hoje, no dia do protesto de todos os municípios do Estado do Paraná, justamente para explicar aos nossos servidores os reflexos da crise em nosso município", expõe o prefeito.

Conforme o chefe do Executivo, os municípios têm recebido uma carga de transferência de responsabilidade funcional muito grande. "Essa responsabilidade tem tirado dos municípios a capacidade de investimento, porque elas estão sendo absorvidas em custeio, comprometendo assim novas obras e melhorias das cidades", explica José Maria. "Por esta razão entendemos que precisamos de nova distribuição da receita do país", acrescenta o prefeito.

A atual divisão do bolo de arrecadação nacional define que 60% fique com a União, 23% com os estados e 17% com os municípios. Conforme José Maria, os 399 municípios paranaenses lutam para que seja feita uma redistribuição da receita do país, por meio de um novo pacto federativo, dividindo: 45% para o Governo Federal, 25% para o Governo Estadual e 30% destinados aos Governos Municipais. "Desse modo os municípios seriam mais bem contemplados e poderiam aumentar a capacidade de investimento e prestação de serviços correspondendo melhor ao cidadão pelo tanto de impostos que paga", explica o prefeito.

Durante a reunião com os servidores, uma das questões debatidas foi diminuir gastos com a máquina pública e melhorar o bem comum. Os próprios servidores deram sugestões de atitudes simples que podem ajudar nessas questões e fazer a diferença no final do mês, como, por exemplo, desligar todos os computadores e outros eletroeletrônicos das tomadas, no fim do expediente de cada dia. "É importante debater, porque quanto mais informação e consciência sobre o problema é mais fácil chegar a solução. Quando todos estão empenhados, os resultados são conquistados mais cedo", argumenta José Maria.

A Prefeitura Municipal de Ibiporã esteve fechada neste dia (21) para atendimento ao público, em protesto pela queda dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e cortes de convênios firmados pela União com os municípios, com exceção dos serviços essenciais, como: saúde, água, esgoto, funerário, lixo e serviço social.

Além das sugestões propostas pelos servidores, a administração municipal já havia se antecipado e tomado medidas de contenção de gastos, como exonerar cargos comissionados, suspender concessões de vantagens, aumento, adicionais, promoções e progressões, reajuste ou adequação de remuneração. Também estão contidos temporariamente criação de cargos, empregos e funções gratificadas, alteração de estrutura de carreira que implique em aumento de despesa, admissão ou contratação de pessoal, com exceção de reposição decorrente de aposentadoria, falecimento exoneração ou demissão de servidores da educação, saúde ou segurança e contratação de hora extra, ao menos quando for necessária, mediante autorização do prefeito.