Publicado em: 23/09/2015 14:50

Ibiporã discute avanços e desafios na Política da Pessoa com Deficiência

Ibiporã discute avanços e desafios na Política da Pessoa com Deficiência Ibiporã discute avanços e desafios na Política da Pessoa com Deficiência

Nesta segunda-feira (21), Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, Ibiporã avaliou os avanços e identificou os desafios na Política da Pessoa com Deficiência. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) promoveram a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência.

Com o tem geral "O desafio na implementação da política da Pessoa com Deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos", representantes de órgãos governamentais, do Poder Legislativo, entidades prestadoras de serviço, associações dos deficientes (Apasi, Apadevi e Apae) e pessoas com deficiência discutiram sobre o direcionamento das Políticas de Atenção à Pessoa com Deficiência no âmbito municipal.

O evento, realizado durante todo o dia no Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula (CCI), contou com apresentação artística de canto e violão de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ibiporã (Apadevi), palestra com a procuradora jurídica da Federação das Apaes do Estado do Paraná, Elizabete Pereira, sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná, em vigor desde o início do ano, trabalho em grupo em torno de sete eixos propostos, aprovação das propostas a serem levadas à Conferência Estadual, eleição dos representantes da sociedade civil para composição do Conselho Municipal e eleição dos delegados que representarão Ibiporã na IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de dezembro em Curitiba.

A presidente do CMPDP, Aline Maria Tonim Leone, avaliou que importantes avanços ocorreram nos últimos três anos, desde que foi realizada a primeira conferência municipal e criado o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. "Houve melhoria na acessibilidade das calçadas, participação do Poder Judiciário em algumas ações, estreitamento da relação com o governo municipal, conscientização dos membros sobre a atuação do conselho e a maior das conquistas - a elaboração de uma cartilha voltada à população com orientações e formas de prevenir as deficiências. Contudo, ainda existe a necessidade de melhorias para aprimorar a qualidade de vida e o atendimento das pessoas com deficiência", ponderou.

A secretária municipal de Assistência Social, Ester Moura, ressaltou a importância da participação do Poder Público neste processo, mas elogiou o desempenho das três entidades ligadas à causa. "O Conselho é a instância máxima de organização política de uma cidade, tem voz, vai à luta e delibera. E Ibiporã é exemplo disso, em relação a todos os Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos", elogiou a secretária.