Publicado em: 29/09/2015 12:26

Atividades marcam Semana Nacional do Idoso em Ibiporã

Atividades marcam Semana Nacional do Idoso em Ibiporã Atividades marcam Semana Nacional do Idoso em Ibiporã

A Semana Nacional do Idoso será comemorada com uma programação especial em Ibiporã. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde, preparou uma série de atividades gratuitas entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro para os frequentadores do Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula (CCI).

A programação inclui posse dos membros da sociedade civil do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, chá da tarde e caminhada com atividades de promoção à saúde. "O objetivo é homenagear os idosos e conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitudes para com eles", ressalta a coordenadora do CCI, Vera Lucia Andreoli.

As atividades ocorrerão no CCI e na Praça Pio XII. Reinaugurado em novembro de 2013, o CCI atende munícipes ibiporaenses a partir dos 60 anos com atividades relacionadas ao fortalecimento de vínculos e prevenção e promoção à saúde, tais como oficina de artesanato, teatro, alongamento e capoeira. O CCI ainda oferece academia da Terceira da Idade (ATI), piscina térmica e salão para atividades comemorativas e bailes.

Dia do Idoso

No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado na mesma data do Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria. Assim, a Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.

Confira a programação

30 de setembro (quarta-feira)/8h/CCI - Posse do Conselho Municipal da Pessoa Idosa;

1º de outubro (quinta-feira)/14h/CCI - Show de talentos com participação dos próprios idosos e Chá da Tarde;

2 de outubro (sexta-feira)/8h - Caminhada Doce Idade. Saída do CCI (Rua Vicente de Paula, 75. Chegada: Praça Pio XII. Profissionais do Nasf e da Secretaria de Saúde realizarão aferição da pressão arterial, caminhada supervisionada, alongamento e orientações sobre alimentação saudável com os participantes;

14h/CCI - Chá da tarde com sorteio de brindes