Publicado em: 29/09/2015 09:38

I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres é realizada em Ibiporã

I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres é realizada em Ibiporã I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres é realizada em Ibiporã

A administração municipal realizou, por meio das secretarias regidas por mulheres e da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), a I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com o tema central "Direitos, participação e poder para as mulheres", na última quinta-feira (24), no Centro de Convivência dos Idosos "Abílio de Paula" (CCI). O objetivo do encontro foi debater e fortalecer a política municipal/estadual para as mulheres.

O prefeito José Maria iniciou sua fala afirmando que debater sobre a mulher e as políticas públicas destinadas a elas é fundamental. "Por muitos anos, podemos dizer séculos, a sociedade deixou de lado esses debates. Entretanto, nas últimas décadas, a discussão e a reavaliação do papel da mulher na sociedade ganhou força, o que é muito positivo. A mulher avançou muito neste período e conquistou diversos direitos, porém, ainda há muito que ser conquistado, mediante o tempo de atraso que as políticas públicas voltadas a elas começaram a ser discutidas", expôs o prefeito.

A I Conferência Municipal de Políticas Públicas para elas abriu espaço para que as mulheres tenham seus direitos ressaltados. Conforme a vice-prefeita, Sandra Moya, ao longo desses sete anos, a atual gestão já proporcionou outras ocasiões para debates sobre as mulheres, como no dia Internacional da Mulher e em eventos das secretarias municipais.

"A nossa administração tem se preocupado com as mulheres do nosso município, mas nunca havíamos realizado uma conferência exclusiva para discutir sobre as mulheres. Com este espaço dedicado para nós, acredito que com a troca de experiência e as discussões de temas importantes e também polêmicos, poderemos pontuar questões plausíveis para levar à conferência estadual e nacional", afirmou a vice-prefeita.

Para a presidente de honra da APMIF e primeira-dama, Eliana Eik Borges Ferreira, o tema é antigo porque desde o início da humanidade as mulheres estão presentes na sociedade, mas ao mesmo tempo contemporâneo no sentido de existir ainda muitas conquistas a serem alcançadas.

"É preciso debater qual é o papel da mulher na sociedade, em qual contexto está inserida de forma efetiva. Eu entendo que o homem e a mulher são parte de uma mesma realidade e que precisam caminhar juntos, porém vemos hoje a mulher com dupla, tripla e até mais jornadas de trabalho. Essa conferência visa refletir a representação da mulher no município de Ibiporã, de como estamos nos posicionando e nos colocando diante de todas as situações", garantiu Eliana.

Conforme a secretária de Assistência Social, Ester Rosana de Moura da Costa, a audiência foi muito positiva e oportunizou o diálogo sobre questões específicas que envolvem as mulheres. Dos quatro eixos debatidos surgiram diversas propostas, entre elas: Elaboração de lei que regulamenta a Criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Priorização de Atendimento jurídico às mulheres vítimas de violência junto a Defensoria Pública do Município; Reformulação da Lei Maria da Penha para imediato afastamento do Autor de Violência; Unidade de Acolhimento para Mulheres com seus Direitos Violados, com Equipe Técnica, entre outras ações que serão levadas e discutidas na conferência estadual e também nacional.