Publicado em: 02/10/2015 14:37

Administração Municipal cadastra ambulantes para Dia de Finados

Administração Municipal cadastra ambulantes para Dia de Finados Administração Municipal cadastra ambulantes para Dia de Finados

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Divisão de Cemitérios, inicia na próxima segunda-feira (05) o cadastro de ambulantes interessados em comercializar produtos como água mineral, refrigerantes, velas, fósforos e flores no entorno do Cemitério Municipal São Lucas no Dia de Finados (2 de novembro). "No dia de Finados será intensificada a fiscalização de venda irregular no local. As flores naturais devem ser comercializadas sem o invólucro de plástico, já que podem acumular água e se tornar criadouro do mosquito da dengue. A sugestão é que os visitantes optem pelas flores artificiais, que não acumulam água e duram mais tempo", informa o coordenador da Divisão de Cemitérios, Paulo Ribeiro.

Serão disponibilizadas 50 vagas. Para efetuar o cadastro, é necessário comparecer ao Departamento de Tributação, localizado no piso térreo da Prefeitura, e apresentar CPF e comprovante de residência e preencher um protocolo solicitando o espaço. Será cobrada uma taxa de R$24,62 por dia para autorização de uso e ocupação do solo. Se forem comercializados alimentos também serão cobrados R$90,00 da Vigilância Sanitária.

Reforma e limpeza dos túmulos

A Divisão de Cemitérios também informa que o prazo para reforma, limpeza e embelezamento dos túmulos se encerra no dia 25. De 26 a 31 de outubro será permitida apenas a lavagem dos túmulos, das 7 às 14 horas. "Orientamos que os visitantes utilizem apenas baldes. Não será permitida a entrada com mangueira", explica Ribeiro.

O coordenador da Divisão de Cemitérios solicita que os proprietários de jazigos capela antigos e sem cuidados providenciam a sua limpeza o quanto antes, visto que estão propiciando a proliferação do mosquito transmissor da dengue. "Os agentes de endemias estiveram inspecionando o cemitério e encontraram vários focos do Aedes aegypti neste tipo de jazigo. De fato há muita sujeira, folhas e mato em alguns jazigos, e a nossa preocupação com a dengue aumenta devido a combinação de chuva e altas temperaturas", justifica Ribeiro.

No Dia de Finados o Cemitério Municipal São Lucas ficará aberto das 6 às 20 horas. Durante o dia haverá missas e cultos em ação de graças e à memória dos falecidos. Cerca de 30 mil pessoas são esperadas do dia 2 de novembro. A segurança será reforçada e funcionários orientarão os visitantes sobre a localização dos jazigos.

Recadastramento de túmulos

Segue até o dia 30 de junho de 2016 o processo para atualizar os dados cadastrais dos concessionários de jazigos. "Os proprietários de túmulos perpétuos ou seus representantes devem comparecer à Divisão de Cemitérios, que funciona aqui no São Lucas, munidos de RG do responsável pelo terreno, CPF, comprovante de residência, certidão de óbito dos entes sepultados e documento do terreno. Caso o responsável não o possua, é possível retirar a segunda via", informa o coordenador da Divisão de Cemitérios.

A ação tem o objetivo de atualizar as informações existentes no banco de dados para melhorar o serviço de manutenção e garantir o controle dos espaços disponíveis no único cemitério municipal de Ibiporã. "Já fizemos um recadastramento e localizamos vários túmulos abandonados. No entanto, ainda há cerca de 150, de proprietários mais antigos, que estão há vários anos sem manutenção", afirma Ribeiro. Quem não recadastrar dentro do prazo será notificado e terá 90 dias para regularizar a situação, sob risco de perder a concessão.

O Cemitério Municipal São Lucas possui cerca de cinco mil túmulos e 18.806 sepultados. O município não cobra taxa de manutenção das famílias que possuem a concessão dos túmulos, apenas taxa de sepultamento. A administração do espaço realiza o empréstimo das gavetas por três anos. Depois deste período os restos mortais são remanejados para o ossário. "A Prefeitura cuida da manutenção geral do cemitério, mas de todos os túmulos seria inviável. Não cobramos taxa de manutenção, mas solicitamos que os familiares cuidem dos jazigos de seus entes queridos", ressalta o chefe da Divisão de Cemitérios.

Serviços

O atendimento dos serviços relacionados a óbitos e cemitério está sendo realizado no escritório do Cemitério Municipal São Lucas (BR 369, saída para Jataizinho). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. Telefone: 3178-0203. Aos finais de semana e feriados o telefone do plantão é: 8421-5060.