Publicado em: 05/10/2015 12:57

Ibiporã comemora Semana Nacional do Idoso

Ibiporã comemora Semana Nacional do Idoso Ibiporã comemora Semana Nacional do Idoso

Uma intensa programação marcou a Semana Nacional do Idoso em Ibiporã. As atividades gratuitas, ofertadas pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde, proporcionaram aos frequentadores do Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula (CCI) momentos de diversão, socialização, promoção à saúde física e mental e discussão sobre a importância dos idosos na sociedade.

A abertura ocorreu na última quarta-feira (30/09), com a posse dos 32 novos membros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Na quinta-feira (01/10), os idosos demonstraram seus talentos no teatro, canto, e contação de causos no Show de Talento, seguido de um Chá da Tarde.

O ponto alto da programação foi na sexta-feira (02), com uma caminhada em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. Bem cedo, um grupo de cerca de 100 pessoas se reuniu no CCI para tomar café da manhã, aferir a pressão arterial e receber orientações sobre nutrição saudável, atividade física e prevenção a quedas com um grupo de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Depois, saíram em caminhada pelas principais ruas de Ibiporã até a Praça Pio XII.

Eles fizeram alongamento e ainda receberam um kit com material sobre saúde na Terceira Idade. "A atividade física é importante qualquer fase da vida, mas para os idosos traz uma série de benefícios, tais como lubrificação das articulações, fortalecimento da musculatura, prevenção a doenças, melhora da mobilidade e do equilíbrio, diminuição da depressão", pontuou a fisioterapeuta Clariana Fernandes Rocha. "Além de liberar neurotransmissores ligados a sensação de prazer, como serotonina, endorfina, a atividade física promove a socialização, a elevação da autoestima, colaborando com a melhora da qualidade de vida do idoso", acrescentou a psicóloga Priscila Maria Cunha.

A Semana do Idoso foi encerrada com um chá da tarde com sorteio de brindes. "Este evento já é uma tradição no CCI e a organizamos com gosto. Tenho orgulho de perceber o vigor e força de vontade deles. Comemoramos o Dia do Idoso não apenas para homenageá-los, mas para conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitudes para com eles", ressaltou a coordenadora do CCI, Vera Lucia Andreoli.

O prefeito José Maria Ferreira e a vice Sandra Moya, que participaram da abertura dos eventos, também enfatizaram a importância dos idosos para a sociedade e a importância das discussões sobre bem-estar e garantia dos direitos de uma população cada mais crescente. "Celebrar o dia do idoso é fundamental, pois reforça diversos valores relacionados aos idosos e sua importância para toda a sociedade", afirmou o prefeito. "Nossa administração se preocupa não apenas com as festas, mas também com a saúde e a mente de vocês. Tanto é que aqui no CCI são atendidos por uma equipe multiprofissional, com atividades voltadas ao fortalecimento de vínculos e prevenção e promoção à saúde física e mental", finalizou Sandra Moya.

Dia do Idoso

No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado na mesma data do Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembléia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria. Assim, a Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.

Confira a galeria de fotos em no site da Prefeitura Municipal de Ibiporã: www.ibipora.pr.gov.br