Publicado em: 05/10/2015 16:37

Ibiporã elege novos conselheiros tutelares

Ibiporã elege novos conselheiros tutelares Ibiporã elege novos conselheiros tutelares

Ibiporã, assim como todo o país, elegeu os novos conselheiros tutelares neste domingo (04). Cerca de dois mil eleitores compareceram no período matutino à Escola Eng. Francisco Gutierrez Beltrão para escolher os cinco novos conselheiros tutelares que exercerão o cargo na gestão de 2016 a 2019.

As vagas foram disputadas por 12 candidatos. A apuração terminou por volta das 17h30 e o resultado divulgado oficialmente em seguida.

Os cinco mais votados foram: Marcela Vic Taliatelli, Kamila Sanguanini Colombo, Viviane dos Santos Liziero, Helouise Gnann Bueno e Damião João de Souza. Os nomes eleitos para suplentes são: Cacilda Tejo da Silva, Rosemari Henrique Santos, Soraya Rocha Botega, Josenildo Ferreira da Silva e Gragiani Cardin Botelho.

Todo o processo foi acompanhado pela promotora de Justiça da Vara da Infância de Ibiporã, Revia Aparecida Peixoto de Paula Luna. A Polícia Militar também auxiliou em todo o processo eleitoral. A posse e diplomação dos eleitos serão no dia 10 de janeiro de 2016. O mandato é de quatro anos, com direito a reeleição.

O pleito foi coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho de Direitos, com o apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

O processo de escolha dos candidatos incluiu análise de documentos, realização do curso prévio "Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente", prova de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e teste psicológico. Os candidatos tiveram que comprovar experiência de no mínimo dois anos na área de defesa ou atendimento à criança e adolescente. O conselheiro eleito tem contrato de dedicação exclusiva com a Prefeitura Municipal de Ibiporã. O salário é de R$2.289,86.

O papel do conselheiro tutelar é zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. As decisões dos conselheiros podem ser autônomas, sem a necessidade de consulta prévia da prefeitura ou da Justiça. Entre as atribuições, está zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), evitar maus tratos contra os menores de idade e que eles sejam expostos a situações de risco.

Segundo a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, o País tem 5.906 Conselhos Tutelares estruturados - é recomendável a implantação de pelo menos um colegiado para cada grupo de 100 mil habitantes. No Paraná, são 417, com cinco conselheiros titulares em cada um deles, totalizando 2.085 profissionais. Os 399 municípios do Estado contam com o órgão.

Confira o resultado:

Marcela Vic Taliatelli -  370 votos