Cultura e Turismo

 

Publicado em: 08/10/2015 13:31

Eventos receberam 568 pessoas na 9ª Primavera do Museus em Ibiporã


Whatsapp

 

Eventos receberam 568 pessoas na 9ª Primavera do Museus em Ibiporã Eventos receberam 568 pessoas na 9ª Primavera do Museus em Ibiporã

Em Ibiporã (PR), que participa da Primavera dos Museus desde a sua 1ª edição, em 2007, as atividades este ano se concentraram no lançamento de um DVD-Book que recupera a história local e a memória viva dos pioneiros, e também nas visitas de escolas e entidades ao Museu do Café (antiga estação ferroviária), que vieram conhecer um pouco melhor a história e as riquezas do município. Entre os dias 21 e 30 de setembro a equipe do Museu do Café recebeu 248 visitantes de duas escolas, de quatro centros municipais de educação infantil (CMEIs) e do Lar Padre Leone.

 

Também integrou a programação da 9ª Primavera dos Museus o lançamento do DVD-Book "Contos e Causos" Vol. 7 - História Viva de Ibiporã, no dia 25 de setembro, com um público de 320 pessoas no Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli. O projeto, segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra, resgata a história oral dos pioneiros, ilustrada pelas particularidades que cada um vivenciou, seja em família, na política, os romances e suas histórias.

 

O trabalho de coleta de entrevistas, documentos e fotografias antigas, feito pelo o Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI) iniciou em 2010 e prevê um total de 12 volumes, com 320 pioneiros ou seus filhos e netos sendo entrevistados. "Sabemos que a maior fonte de informação são as pessoas que fizeram e fazem parte dos acontecimentos da cidade", afirma Dutra.

 

Os dois museus são administrados pela Secretaria de Cultura e Turismo e mantidos pela Prefeitura Municipal.

 

 

VISITAS AO MUSEU DO CAFÉ DURANTE A 9ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

 

 

Complexo Educacional Municipal Vera Lucia Pansardi Casagrande   (28 alunos + 2 acompanhantes = 30 pessoas ) - Tema: História de Ibiporã

 

Escola Santa Marta (30 alunos + 3 acompanhantes = 33 pessoas) - Tema: História do Café e de Ibiporã

 

CMEI - Aracy Salinet Vieira (48 alunos + 7 acompanhantes =  55 pessoas) -Tema: Pontos Turísticos de Ibiporã

 

CMEI- Padre Claudio Romano (43 alunos + 5 acompanhantes = 48 pessoas ) -Tema: História do Café

 

Escola Municipal Carlos Sebastião Luiz de Oliveira (13 alunos + 1 acompanhante = 14 pessoas ) - Tema: Agricultura 

 

CMEI- Carinho Materno (31 alunos + 4 acompanhantes = 35 pessoas) - Tema: Os artistas e as obras

 

Lar Padre Leone ( 30 residentes + 3 acompanhantes = 33 pessoas )- Tema: Pioneiros

 

 

 

Total de Público: 568 pessoas

(248 no Museu do Café + 320 no evento "Contos e Causos")

 

 


Imagens