Cultura e Turismo

Publicado em: 09/10/2015 16:04

Cuidando e protegendo o patrimônio público

Cuidando e protegendo o patrimônio público Cuidando e protegendo o patrimônio público

Comunicado:

Esta semana iniciaram as obras para a colocação de grade em volta dos prédios da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã, que incluem o Cine Teatro Padre José Zanelli e todo o entorno da Estação Ferroviária.

A decisão foi da Administração Municipal e a medida se fez necessária para proteger melhor estes espaços públicos da ação de vândalos, pichadores e pessoas que danificavam e depredavam o patrimônio (vidros, portas, instalações elétricas e hidráulicas, além de furtos e muita sujeira). A Igreja Matriz e o Fórum de Ibiporã, foram alguns dos locais que precisaram adotar a mesma medida.

"Há algum tempo a Administração Municipal e também os nossos espaços da cultura e turismo (como o Museu do Café, a Escola de Música e o Cine Teatro) vêm sofrendo com a ação desses criminosos que não respeitam o que é de todos", enfatiza o secretário de Cultura, Julio Dutra.

Como medida de contenção, será colocada uma grade nos limites das Ruas Dom Pedro II e 1º de Maio. Depois será feito o mesmo em todo o entorno do Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã - que inclui a Estação Ferroviária, as casas históricas ao lado, as sedes das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, além do Auditório Pioneiros.

As cercas não tirarão, porém, a bela visão que se tem dos espaços que guardam e promovem a nossa cultura e nossa memória, como o Cine Teatro, o Museu Histórico, o Museu do Café, o Complexo Cultural, as escolas de música, ballet e artes, e o Centro do Artesanato.

Pedimos o apoio de toda a população e informamos que o objetivo é prestar um serviço ainda melhor nos espaços e economizar, reduzindo com isso os gastos com consertos, aquisições e vigilância.

Agradecemos a sua compreensão.