Agricultura

 

Publicado em: 14/10/2015 09:35

Agricultores devem seguir novas normas para comercializar produtos in natura no Paraná


Whatsapp

 

Agricultores devem seguir novas normas para comercializar produtos in natura no Paraná Agricultores devem seguir novas normas para comercializar produtos in natura no Paraná

 

 

 

A rotulagem de frutas e hortaliças in natura no Paraná visa comercializar alimentos mais seguros aos consumidores, além de efetivar o rastreamento daqueles produtos que não estão em legalidade, seja por ter sido colhido antes do tempo ou por ter sido usado agrotóxico acima do permitido.

 

O tema, que começou a ser discutido em 2012, no Grupo de Trabalho do Alimento Seguro foi instituído no estado, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), por meio da resolução 748/2014, que regulamenta os produtos hortícolas embalados, produzidos ou comercializados no Paraná, desde que seja in natura a granel.

 

A resolução entrou em vigor em 1º de julho de 2015 e os produtores de banana, cebola, cenoura, couve-flor, laranja, maçã, morango, repolho, tomate e uva devem seguir as normativas da resolução. Os rótulos devem informar a origem do produto, lote, peso líquido, validade e forma de conservação. A embalagem deve conter também a frase “Produto com origem rastreada”, com letra de tamanho superior para destacá-la.

 

O produtor rural – pessoa física ou jurídica - ou a Unidade de Consolidação, local que recebe as cargas de origens variadas, como por exemplo: atacadistas, varejistas, cooperativas e empresas distribuidoras, formam um novo lote consolidado, que deve se atentar também a outras exigências específicas dos rótulos, como o tamanho padrão da etiqueta, de acordo com o tamanho da embalagem.

 

Aqueles que produzem abacaxi, abobrinha, aipim (mandioca), alface, batata, chuchu, goiaba, mamão, melancia, pepino e pimentão têm até 17 de dezembro para se adequarem as novas exigências. Segundo o secretário de Agricultura da Prefeitura de Ibiporã, Tomas Falkowski, os demais produtos, como carnes, derivados de leite e subprodutos, têm até 09 de junho de 2016 para mudar os rótulos das embalagens. “Entendo que esta iniciativa é muito positiva, porque o consumidor terá condições de saber o processo do alimento que está comprando, desde a produção, comercialização e consumo correto devido a todas as datas, inclusive a de validade”, explica ele.

 

De acordo com o secretário, o produtor também será beneficiado com as mudanças. “Com certeza o agricultor está consciente desta modernidade e terá de cumprir alguns preceitos legais, entretanto, terá também a segurança de oferecer um produto de qualidade com melhores condições de comercialização e valor agregado”, argumenta o secretário.

 

Para mais informações os agricultores podem acessar a cartilha online, no link (http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/SUBIRCartilha_AlimentoRastreado.pdf), a secretaria municipal de Agricultura ou a Vigilância Sanitária municipal, através dos telefones: 3178-8400 e 3178-0331.