Publicado em: 16/10/2015 10:48

Ibiporã inicia castração de animais abandonados

Ibiporã inicia castração de animais abandonados Ibiporã inicia castração de animais abandonados

Preocupada com a superpopulação de animais abandonados, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, instituiu recentemente o Programa Permanente de Controle Populacional de Animais do Município de Ibiporã. Os primeiros procedimentos de castração de cães e gatos começaram há algumas semanas. Uma clínica veterinária foi contratada, através de lictação, para prestar o serviço de castração cirúrgica e aplicação de carrapaticida.

Em um primeiro momento estão sendo castrados os animais encontrados na rua ou em estado de abandono e os acolhidos por entidades dedicadas ao cuidado ou proteção de animais. Em seguida, serão contemplados os cães e gatos de famílias de Ibiporã beneficiárias do programa Bolsa Família e acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI), registradas na Secretaria Municipal de Assistência Social.

A condição de família sem condições financeiras de arcar com os custos dos procedimentos será comprovada por meio de declaração emitida pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou Centro de Referência Especializado de Atendimento Social (CREAS). Os tutores e/ou proprietários interessados em castrar os animais devem procurar o CRAS (Rua João Barreto, s/n – 3178-0225), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17, munidos de documentos pessoais para receber as declarações e a autorização para o procedimento.

Segundo o secretário de Agricultura, Tomás Falkowski, o objetivo da ação é reduzir a superpopulação de animais de rua, evitando assim o abandono de filhotes, e consequentemente diminuição do risco de transmissão de doenças e acidentes. “O valor do contrato anual é de R$335.600,00, podendo ser prorrogado por igual período. Serão castrados 1200 animais, sendo 400 machos e 800 fêmeas. O valor a ser pago por procedimento é de R$120,00 para a retirada dos testículos e de R$230,00 para a retirada dos ovários e útero. A previsão é de realizar no mínimo quatro castrações por dia. Os recursos utilizados para o pagamento são próprios do Município”, informa Falkowski.

Em clínicas particulares o procedimento custa em média R$350,00 em animais de até cinco quilos. O valor é calculado conforme o peso e sexo dos animais. De acordo com o secretário de Agricultura, Ibiporã possui uma população de cerca de 250 animais abandonados, visto que nos últimos anos muitos foram adotados por pessoas e associações que recolhem bichos de rua, como a ONG Maria Galera.

Conforme o proprietário e médico veterinário da Villa Pet, clínica contratada para a realização dos procedimentos, Edgard Hideaki Hoshio, além da castração, o serviço inclui a administração de medicamento, aplicação de carrapaticida e hemograma. “Realizamos exame clínico prévio para verificar se o animal está apto ou não à cirurgia de esterilização. Um animal muito doente ou mal alimentado não pode ser castrado. É obrigatório que a clínica tenha um prontuário de todos os animais atendidos. O procedimento é indolor e seguro, mas coloca o bicho em uma situação de estresse”, pondera Hoshio.

O veterinário acrescenta que o procedimento cirúrgico contempla retorno pós-operatório para avaliação e se necessário retirada dos pontos em até 14 dias corridos da cirurgia para acompanhamento. “Os cuidados pós-operatórios são de inteira responsabilidade do guardião ou proprietário. Por isso repassamos várias orientações para evitar infecções e sobre posse responsável, buscando, assim, diminuir os casos de abandono”, ressalta o profissional.

Hoshio destaca que além de reduzir a superpopulação de animais de rua, o procedimento de esterilização faz com que o animal viva melhor e fique mais dócil. “Com a castração evita-se o risco de tumores de mama, próstata e tumores transmitidos sexualmente; elimina a gravidez psicológica nas fêmeas; evita uma gravidez indesejada, não ocorrendo mais o cio e nem o sangramento nas fêmeas; nos gatos há a diminuição do hábito de urinar nos objetos da casa para demarcar território”, pontua.

Mais informações sobre o Programa Permanente de Controle Populacional de Animais do Município de Ibiporã na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente: 3178-8400.