Publicado em: 19/10/2015 12:28

Empossados membros dos Conselhos da Assistência Social e dos Direitos da Pessoa com Deficiência Empossados membros dos Conselhos da Assistência Social e dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Com a presença de conselheiros municipais, representantes do Poder Público e da sociedade civil o prefeito José Maria Ferreira empossou na manhã desta quinta-feira (15), no Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula (CCI), os novos membros dos Conselhos Municipais da Assistência Social e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Os 24 novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social para o próximo biênio foram eleitos durante a XI Conferência Municipal da Assistência Social, realizada no dia 30 de julho. Já os 36 novos membros do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência para comporem o segundo mandato de três anos foram eleitos durante a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, realizada em 21 de setembro.

Os conselhos são formados, paritariamente, por representantes da Prefeitura e da sociedade civil, e contribuem para a definição e implementação de políticas públicas das áreas afins. Eles realizam reuniões mensais e conferências com o objetivo de avaliar e apresentar soluções para o pleno funcionamento da política do município. Segundo a secretária dos Conselhos, Carla Sabino, as reuniões do Conselho Municipal de Assistência Social acontecem todas as terceiras quintas-feiras de cada mês, às 8h30, na Casa dos Conselhos (Rua João Barreto, 45, ao lado da secretaria municipal de Assistência Social). Já os encontros do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência ocorrem todas as terceiras quartas-feiras do mês, às 15 horas, de maneira descentralizada, na sede das entidades que atendem pessoas com deficiência (Apae, Apasi, Apadevi). As reuniões são abertas ao público.

Ao fazerem uso da palavra, as presidentes de ambos os conselhos ressaltaram o aprendizado adquirido à frente do órgão, os avanços e o apoio da Administração Municipal na busca de soluções para os problemas sociais. "Desde que foi criado o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, há três, muitas conquistas ocorreram, tais como melhoria na acessibilidade das calçadas, participação do Poder Judiciário em algumas ações, estreitamento da relação com o governo municipal, conscientização dos membros sobre a atuação do conselho e a maior das conquistas - a elaboração de uma cartilha voltada à população com orientações e formas de prevenir as deficiências. Continuo como membro nesta nova gestão e desejo que possamos aprimorar ainda mais o atendimento às pessoas com deficiência", comentou Aline Maria Tonim Leone.

"Os últimos seis meses à frente do Conselho da Assistência Social foram de intenso aprendizado para mim, visto que pouco conhecia de leis. A minha participação neste espaço me fez reconhecer a importância dos conselhos na busca do bem comum. Também gostaria de agradecer ao apoio da Secretaria de Assistência Social, na pessoa da secretária Ester Moura, e aos membros do conselho. Desejo um bom trabalho a todos nós, e que possamos fortalecer ainda mais o sistema de controle social", disse Cleide de Oliveira Cabrera.

A secretária municipal de Assistência Social, Ester Moura, enfatizou a importância da parceria entre Poder Público e sociedade civil na efetivação das políticas socioassistenciais. "O Conselho é a instância máxima de organização política de uma cidade, tem voz, vai à luta e delibera. E Ibiporã é exemplo disso, em relação a todos os Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos", elogiou a secretária.

O prefeito José Maria Ferreira e a vice, Sandra Moya, destacaram a importância da democracia participativa e a doação de parte do tempo dos membros à defesa dos direitos da população. "Os Conselhos acompanham a aplicação do recurso e monitoram a prestação de contas do município. A política de assistência só acontece porque o Conselho existe", afirmou José Maria. "Sei que muitos de vocês deixam os afazeres particulares para se dedicar aos conselhos, às pessoas que precisam de todos nós. Que Deus continue iluminando o caminho de vocês para que aprimorem este trabalho, estreitando a relação entre governo e sociedade civil na busca da concretização das demandas sociais", concluiu Sandra Moya.