Geral

 

Publicado em: 29/10/2015 15:51

Cemitério São Lucas espera receber 30 mil no Dia de Finados


Whatsapp

 

Cemitério São Lucas espera receber 30 mil no Dia de Finados Cemitério São Lucas espera receber 30 mil no Dia de Finados

 

O Cemitério Municipal São Lucas, em Ibiporã, espera receber cerca de 30 mil pessoas no sábado (31), domingo (01/11) e segunda-feira (02), Dia de Finados. A segurança será reforçada e funcionários orientarão os visitantes sobre a localização dos jazigos. O horário de funcionamento na segunda-feira será das 6 às 20 horas. Haverá missas às 7, 10 e 17 horas. No final de semana o cemitério ficará aberto das 7 às 20 horas.

 

Nesta sexta (30) e sábado (31) a lavagem dos túmulos será permitida o dia todo. No domingo (01) e segunda (02) será autorizada apenas a visita aos jazigos. "Orientamos que os visitantes utilizem apenas baldes. Não será permitida a entrada com mangueira", explica o coordenador da Divisão de Cemitérios, Paulo Ribeiro. Outra recomendação é que os visitantes dêem preferência às flores artificiais, visto que os vasos não acumulam água. "Se decidirem por flores naturais para homenagear os entes queridos solicitamos que retirem as embalagens de plástico ao redor dos vasos", acrescenta Ribeiro.

 

Como todos os anos, o São Lucas passou por melhorias, tais como pintura dos muros, calçadas e meio fios, serviço de roçada e varrição. Recentemente também foi realizada a reforma do escritório para atendimento ao público, construção de um novo ossário com 110 caixas, 13 jazigos de três lugares cada e troca do telhado da entrada do cemitério.

 

 

Recadastramento de túmulos

 

 

Segue até o dia 30 de junho de 2016 o processo para atualizar os dados cadastrais dos concessionários de jazigos. "Os proprietários de túmulos perpétuos ou seus representantes devem comparecer à Divisão de Cemitérios, que funciona aqui no São Lucas, munidos de RG do responsável pelo terreno, CPF, comprovante de residência, certidão de óbito dos entes sepultados e documento do terreno. Caso o responsável não o possua, é possível retirar a segunda via", informa o coordenador da Divisão de Cemitérios.

 

A ação tem o objetivo de atualizar as informações existentes no banco de dados para melhorar o serviço de manutenção e garantir o controle dos espaços disponíveis no único cemitério municipal de Ibiporã. "Já fizemos um recadastramento e localizamos vários túmulos abandonados. No entanto, ainda há cerca de 150, de proprietários mais antigos, que estão há vários anos sem manutenção", afirma Ribeiro. Quem não recadastrar dentro do prazo será notificado e terá 90 dias para regularizar a situação, sob risco de perder a concessão.

 

 

O Cemitério Municipal São Lucas possui cerca de cinco mil túmulos e 18.824 sepultados. O município não cobra taxa de manutenção das famílias que possuem a concessão dos túmulos, apenas taxa de sepultamento. A administração do espaço realiza o empréstimo das gavetas por três anos. Depois deste período os restos mortais são remanejados para o ossário. "A Prefeitura cuida da manutenção geral do cemitério, mas de todos os túmulos seria inviável. Não cobramos taxa de manutenção, mas solicitamos que os familiares cuidem dos jazigos de seus entes queridos", ressalta o chefe da Divisão de Cemitérios.

 

 

Serviços

 

 

O atendimento dos serviços relacionados a óbitos e cemitério está sendo realizado no escritório do Cemitério Municipal São Lucas (BR 369, saída para Jataizinho). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. Telefone: 3178-0203. Aos finais de semana e feriados o telefone do plantão é: 8421-5060.

 

Para mais informações entre em contato pelo telefone: 3178-0203 ou pessoalmente na Divisão de Cemitérios, localizada no Cemitério São Lucas (BR 369, saída para Jataizinho).